Caminhos de Santiago Caminhos de Santiago
Ecovia do Cávado
Barcelos
Ecovia:

Troço Urbano da Ecovia do Cávado (Barcelos)

Ecovia do CÁVADO

Ecovia do Cávado e Homem

Barcelinhos e Rio Covo (Santa Eugénia)

Ciclovias e Ecovias de Barcelos
Início/Fim:
A Ecovia começa no Lugar de Souto dos Burros, Freguesia de Barcelinhos.

Começa na margem esquerda do rio, a jusante (Poente) do Percurso.

GPS: 41.52521, -8.62934

Fim/Início:
A Ecovia de Barcelos termina na Freguesia de Rio Covo (Santa Eugénia), poucos metros depois da ponte ferroviária da Linha do Minho, sobre o rio Cávado.

Termina na margem esquerda do rio, a montante (Nascente) do Percurso.

GPS: 41.52965, -8.60575

Extensão:
2.310 metros.
Utilização principal:
Lazer.
Caracterização do Percurso:
A Ecovia do Cávado, em Barcelos, desenvolve-se entre o Lugar do Souto dos Burros (a jusante da Ponte Medieval) e a Ponte Ferroviária Eiffel (a montante da Ponte Medieval), num Percurso de cerca de 2300 metros.

Este troço de Ecovia, percorre a margem esquerda do rio e insere-se no projeto “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, que, depois de concluído, terá uma extensão de mais de 22 quilómetros, dentro do Município Barcelense. A Freguesia de Fornelos fica nos limites do Concelho com Esposende, a Poente e, a Freguesia de Pousa, localiza-se nos limites do Concelho com Braga, a Nascente.

A Ecovia de Barcelos faz parte de um projecto mais abrangente que, futuramente, ligará o Litoral Norte ao Parque Nacional da Peneda Gerês.

Pontos de Interesse:
Ao percorrer esta Ecovia vai passar por 2 pontes históricas sobre o Rio Cávado. A Ponte Medieval de Barcelos, local de passagem dos Peregrinos rumo a Santiago de Compostela, através do Caminho de Santiago, certificado, mais antigo e popular de Portugal. Seguidamente, passa pela Ponte Ferroviária da Linha do Minho, uma construção original do Gabinete Eiffel.

Entre estas duas pontes, localiza-se a Praia Fluvial de Barcelinhos, onde está sediada a Secção de Canoagem da Associação dos Amigos da Montanha.

Durante a fruição da Ecovia poderá encontrar toda a envolvência do rio Cávado onde, mais do que um curso de água, o rio Cávado é parte da identidade histórica do território local. Ao longo deste Percurso ribeirinho, poderá desfrutar em pormenor o património aquífero, etnológico, faunístico e florístico, que lhe está inerente. Logo, no início da Ecovia, encontra um Miradouro que proporciona um excelente espaço de observação da avifauna do rio Cávado.

Na entrada da Ponte Medieval, junto ao acesso à Ecovia, em Barcelinhos, encontra-se uma Estação TUBA Bike, com 8 lugares de aparcamento.

Envolvência:
A Ecovia de Barcelos sobe o Rio Cávado pela margem esquerda, utilizando antigos caminhos e carreiros da beira rio, agora pavimentados ou em passadiços em madeira.
Utilização:
Segundo a informação oficial da Ecovia do Cávado e Homem, trata-se de um “Canal Pedonal, Ciclável e para Veículos Não Motorizados”!

No entanto, a Ecovia de Barcelos, pode ser percorrida nos dois sentidos por todo o tipo de utilizadores, a pé, de Bicicleta, a cavalo, de trotinete e patins. Quase tudo, exceto veículos motorizados.

Nos acessos à Ecovia existe a possibilidade de cruzamento com veículos motorizados.

Pavimento, sinalização e prevenção:
Em, praticamente, toda a sua extensão, a Ecovia utiliza como pavimento, o betuminoso poroso, de cor clara. Junto à Ponte de Barcelinhos, existem dois segmentos, um em empedrado, o outro em passadiço de madeira.

Toda a Ecovia está devidamente identificada com sinalética específica, de vários tipos. Seja sinalização vertical ou, horizontal inserida no pavimento.

Também recorre a marcos quilométricos e Painéis Informativos, exclusivos da Ecovia do Cávado e Homem.

Declive:
Todo o Percurso desta Ecovia se desenvolve em terreno considerado plano, sem declives acentuados.

Grau de Dificuldade: Dificuldade Baixa. (1/5).

Entidade responsável:
Câmara Municipal de Barcelos
Inauguração:
O Percurso mais antigo, entre a praia fluvial de Barcelinhos e a ponte ferroviária, foi inaugurado no dia 29 de Dezembro de 2023.

Um ano e alguns meses depois, no dia 23 de Março de 2025, deu-se a inauguração oficial de todo o Troço Urbano da Ecovia do Cávado, em Barcelos.

Ampliação da Ecovia:
A Ecovia de Barcelos vai ser prolongada, tanto para jusante como montante.

Para jusante - Poente, a Ecovia vai ser prolongada até ao Concelho vizinho de Esposende, na Freguesia de Fornelos. Para montante - Nascente, a Ecovia vai ser prolongada atá ao Concelho vizinho de Braga, na Freguesia de Pousa.

Utilização
Ecovia do Cávado - Barcelos Barcelos - Ecovia do Cávado Ecovia de Barcelos Trilho Urbano - Rio Cávado
Google Earth #
Coordenadas GPS #
O Tempo⁄Clima
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em:
17.Agosto.2025
Classifca esta página...
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 17.Agosto.2025