Começa na Freguesia de Olhos de Água, a Nascente do Percurso, nos limites com o Concelho vizinho de Loulé (Freguesia de Quarteira).
Começa, exactamente, onde acaba a Ecovia de Loulé.
GPS: 37.07607, -8.12869
Termina, sensivelmente, a meio da ponte ciclopedonal sobre a Foz da Ribeira de Espiche - Lagoa dos Salgados, a Poente do Percurso.
Termina, exactamente, onde começa a Ecovia de Silves.
GPS: 37.09024, -8.32904
Começa a Nascente, junto à Ribeira de Quarteira - onde “recebe” a Ecovia de Loulé, passa pela Ribeira de Albufeira enquanto atravessa a cidade, terminando a Poente, na Lagoa dos Salgados, para dar continuidade através do Concelho vizinho de Silves.
Albufeira foi um dos primeiros Municípios a implementar no seu espaço Concelhio, as marcações no terreno da Ecovia do Litoral Sul Algravio. Isto acontece desde o ano de 2008, embora as Ciclovias urbanas utilizadas pela Ecovia de Albufeira, sejam anteriores a esta data.
Para isso, contribui, em muito, os seus 20 quilómetros de costa atlântica que, contam com algumas dezenas de praias de qualidade.
A Ecovia do Litoral Sul Algarvio percorre o Concelho de Albufeira de uma ponta à outra, atravessando a cidade e o seu centro antigo, junto ao Porto de Pesca.
Nem toda a Ecovia está devidamente identificada (sinalização horizontal), pois, alguns caminhos requalificados ainda não foram devidamente sinalizados.
De qualquer modo, existe sinalização vertical e horizontal de Ciclovia, bem como marcos quilométricos e Painéis Informativos, exclusivos da Ecovia do Litoral Sul Algarvio.
Grau de Dificuldade: Dificuldade Média/Alta, considerando, apenas, a distância – cerca de 25 quilómetros (4/5).
No início do ano de 2021, foi inaugurado o prolongamento para Poente, das Ciclovias da Marina de Albufeira, ao longo da Estrada do Vale.
Na Freguesia da Guia, a Poente, a Ecovia de Albufeira dá continuidade à Ecovia do Litoral Sul Algarvio, ligando-se à Ecovia de Silves.

