Eurovelo 1
Vila Real de Santo António - Faro
Ecovia do Litoral Sul Algarvio
Olhão
Ecovia:

Ecovia de Olhão

Ecovia do Litoral Sul Algarvio

Moncarapacho, Fuseta, Quelfes, Olhão e Pechão

Ciclovias e Ecovias de Olhão
Início/Fim:
A Ecovia começa a Nascente do Percurso, na Freguesia de Moncarapacho, nos limites com o Concelho de Tavira.

Começa no Lugar de Arroteia de Baixo, no cruzamento da EM1334, um pouco antes das Salinas da Fuseta.

GPS: 37.06443, -7.73403

Fim/Início:
Termina no Sítio dos Salgados, da Freguesia de Pechão, nos limites com o Concelho de Faro.

A Ecovia termina a Poente do Percurso, mesmo ao lado da N125 e, sobre a Ribeira da Meia Légua.

GPS: 37.02557, -7.88753

Eurovelo 1:
Vila Real de Santo António - Faro
Secção 1 - Algarve
Extensão:
18.075 metros.
Utilização principal:
Lazer / Dia a dia.
Caracterização do Percurso:
O Percurso de Olhão, da Ecovia do Litoral, percorre o Concelho através do espaço compreendido entre a Linha Ferroviária do Algarve (interior) e o Parque Natural da Ria Formosa (litoral), sempre paralelo ao oceano. Apenas, ao passar pelo centro urbano de Olhão, a Ecovia muda de lado da via ferroviária (de Sul para Norte).

Em quase toda a sua extensão, tanto a Nascente – onde começa, como a Poente – onde termina, a Ecovia utiliza estradas secundárias e caminhos rurais abandonados ou desactivados. No núcleo urbano, a Ecovia recorre a Ciclovias existentes e, na falta destas, partilha as artérias rodoviárias da cidade.

Uns quantos quilómetros de passadiços de madeira e, de Ciclovias, foram construídos, propositadamente, para não interferir com o meio ambiente e para melhorar a mobilidade dos utilizadores, respectivamente.

Pontos de Interesse:
Toda a Ecovia, no Concelho de Olhão, desenvolve-se lado a lado com o Parque Natural da Ria Formosa.

Será por isso, que fica em caminho, o Centro de Interpretação da Ria Formosa, também conhecido como CEAM - Centro de Educação Ambiental de Marim. Localizado na Quinta de Marim, é a sede do Parque Natural e oferece informações e atividades sobre a área protegida, incluindo exposições e percursos interpretativos.

Junto ao CEAM, encontra também vestígios de uma antiga povoação da era romana, que inclui as ruínas de tanques de salga de peixe.

Em boa parte da sua extensão, a Ecovia serpenteia por entre as várias instalações de produção de sal – Salinhas, existentes no Concelho Olhanense.

Envolvência:
O Parque Natural da Ria Formosa caracteriza esta Ecovia no Concelho de Olhão, pois o traçado ciclopedonal contorna os limites Norte deste Parque Natural Algarvio. Excepção feita, apenas, para atravessar o polo urbano.
Utilização:
A Ecovia do Litoral Sul Algarvio é um espaço pensado para a circulação de Caminhantes (Pedestrianistas e Atletas - Corrida) e, utilizadores de Bicicletas (Cicloturistas e Ciclistas), mas, pelas dificuldades da implementação do traçado, dado a sua enorme extensão, obriga, por vezes, a partilhar estradas secundárias.

Assim, tanto o extremo Nascente como o Poente, são constituídos por caminhos rurais, enquanto que a travessia da urbe é partilhada com os veículos automóveis.

Pavimento, sinalização e prevenção:
O pavimento utilizado ao longo de mais de 18 quilómetros, é variado, sendo a liga compactada com areia e pó de pedra a mais usada, nomeadamente, nos caminhos rurais. No restante do Percurso, é usado o betuminoso e a madeira.

Os caminhos rurais, com piso em terra, caracterizam a maior parte da extensão da Ecovia. O espaço urbano, é percorrido em betuminoso e, a zona de maior sensibilidade ambiental, é atravessada por passadiços de madeira.

A sinalização consiste, regra geral, nos painéis informativos e totens sinaléticos, epecíficos da Ecovia do Litoral Sul Algarvio e da Eurovelo 1 - Rota da Costa Atlântica, que partilham o mesmo traçado. Excepção feita para os novos troços da Ecovia, que receberam pavimento em betuminoso colorido, azul, com pictogramas de Bicicletas a branco.

Declive:
Como a Ecovia segue sempre a Ria Formosa, a altitude mantem-se, praticamente, nos 3 metros de altitude e, o declive médio não chega a atingir 1%.

Grau de Dificuldade: Dificuldade baixa/média, considerando o tipo de pavimento – liga compactada com areia e, a distância – cerca de 18 quilómetros. (2/5).

Entidade responsável:
Câmara Municipal de Olhão
Colaboração:
- Jorge Coelho
Inauguração:
Percurso Central:

No ano de 2007, o Município inaugurou um pequeno trajecto da Ciclovia da Rua Calouste Gulbenkian, junto ao Parque de Campismo – parte integrante da Ecovia do Litoral.

Em 20 de Novembro de 2020, foi inaugurada a requalificação e o prolongamento para Poente, desta Ciclovia.

Em 8 de Dezembro de 2024 teve lugar a inauguração do Percurso entre Bias e o extremo Nascente da Quinta de Marim.

Percurso Poente (Faro):

A inauguração do Percurso entre os Concelhos de Olhão e Faro, ocorreu em Outubro de 2021.

Anotações:
A Ecovia de Olhão liga-se aos seus vizinhos do litoral, Tavira (a Nascente) e, Faro (a Poente), dando continuidade à Ecovia do Litoral Sul Algarvio e, consequentemente, à Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica.
Utilização
Ecovia de Olhão Ecovia de Olhão Olhão - Ecovia do Litoral Sul Algarvio
Fotogaleria
Google Earth #
Coordenadas GPS #
O Tempo⁄Clima
Textos & Imagens
Se necessita de algum texto, imagem e/ou ficheiro, por favor, contacte-nos.
Esta página web, foi actualizada pela última vez, em:
07.Agosto.2025
Classifca esta página...
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 24.Julho.2025