- 2008, 22 de Setembro: o site ciclovia.pt surgiu neste dia, devido à total ausência de informação acerca das infraestruturas cicláveis existentes, um pouco, por todo o país.
“Naquele tempo”, em Portugal, existiam apenas duas referências, online (na internet), que apresentavam Ecovias e Ecopistas.
É o caso de duas Autarquias, Vila Nova de Famalicão e Mira.
O portal do Município de Vila Nova de Famalicão, apresentava o Percurso Concelhio da Ecopista do Ramal de Famalicão (Póvoa de Varzim - Vila Nova de Famalicão). Eram 3 páginas de internet, que mostravam em detalhe, os três itinerários que constituíam o Percurso de Famalicão da Ecopista. Com mapas, fotografias, distâncias, pontos de interesse, etc.
No caso de Mira, o Município inseriu no portal Autárquico, também, três páginas com as três Ecovias de Mira. Cada página representava uma Ecovia – Ecovia Gandaresa, Ecovia das Lagoas e Ecovia dos Moinhos. Também aqui, eram apresentados mapas detalhados com os Percursos, a sua origem histórica, distâncias, pontos de interesse, fotografias, etc.
Para além destes, na internet, podíamos encontrar um trabalho académico, bastante pormenorizado, sobre a Ecopista da Linha de Guimarães (Guimarães - Fafe) e, o site de um Clube de BTT, com as reportagens feitas na Ecovia do Rio Lima, nomeadamente, sobre o Percurso dos Açudes.
Posteriormente, a empresa pública Refer, divulgava algumas fotografias sobres “algumas” Ecopistas existentes na altura, nomeadamente, a Ecopista do Minho, mas sem grandes pormenores.
- 2010, 31 de Dezembro: o site ciclovia.pt, com 155 visitas de média diária, já, divulgava cerca de 1.600 quilómetros de Ciclovias, Ecovias, Ecopistas e Percursos de Cicloturismo, de Portugal Continental e Regiões Autónomas, Madeira e Arquipélago dos Açores.
- 2012, 1 de Maio: o site Ciclovia altera o domínio de ciclovia.com.pt para ciclovia.pt.
- 2012, 19 de Setembro: o site recebe o Prémio Nacional de Mobilidade em Bicicleta, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
- 2013, 31 de Dezembro: 1.630 quilómetros de Ciclovias, Ecovias, Ecopistas e Percursos de Cicloturismo.
- 2014, 24 de Fevereiro: atingimos as 500.000 visitas!
- 2018, 31 de Dezembro: dez anos após o início da actividade, com 514 visitas de média diária, o site ciclovia.pt divulga 1.546 quilómetros de Ciclovias, Ecovias, Ecopistas e Percursos de Cicloturismo.
- 2021, 23 de Abril: o site ciclovia,pt, torna-se um Google Geo Partner, enriquecendo o Google Maps com os trajectos cicláveis criados pelo próprio site.
- 2021, 1 de Julho: o site adopta medidas de segurança informática e passa a contar com um certificado SSL, alterando o domínio para https://www.ciclovia.pt/.
- 2021, 20 de Setembro: atingimos os 2.000.000 de visitas.
- 2023, 31 de Dezembro: quinze anos depois, com 468 visitas de média diária, o site divulga 1.835 quilómetros de Ciclovias, Ecovias, Ecopistas e Percursos de Cicloturismo.
- 2024, 25, 26, e 27 de Julho: o site ciclovia.pt é convidado, na condição de inspector, para acompanhar as visitas técnicas aos Municípios de Espinho, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, no âmbito da avaliação das condições de implementação da Eurovelo 1, na região Porto e Norte.
- 2024, 30 de Julho: atingimos os 2.500.000 de visitas.
- 2025, 31 de Maio: com 740 visitas de média diária, o site divulga 1.910 quilómetros de Ciclovias, Ecovias, Ecopistas e Percursos de Cicloturismo.