Ciclovia: |
Percurso de Lanhelas
Ecovia Caminho do Rio
Lanhelas
Ciclovias e Ecovias de CAMINHA
|
EuroVelo 1: |
Caminha/Valença
Secção 30 - Porto e Norte |
Início/Fim: |
A Ecovia começa na Beirada do Rio, a Zona Fluvial de Recreio da Freguesia de Lanhelas.
Começa a Sul do Percurso, na Estrada do Rio e junto ao Cais do Esqueiro.
GPS: 41.9108, -8.79318
|
Fim/Início: |
Termina nos limites entre os dois Concelhos, Caminha e Vila Nova de Cerveira.
A Ecovia termina a Norte, também na margem esquerda do Rio Minho.
GPS: 41.91581, -8.78202
|
Extensão: |
1.190 metros. |
Utilização principal: |
Lazer. |
Caracterização do Percurso: |
Este é o Percurso Norte da Ecovia Caminho do Rio Minho, implementada na margem esquerda do Rio Minho, na Frente Ribeirinha do Concelho de Caminha.
A Ecovia de Lanhelas, para além de permitir a fruição da paisagem e dos valores Naturais, é também, o Percurso que faz a ligação - Norte, de todas as Ciclovias e Ecovias de Caminha ao Concelho vizinho de Vila Nova de Ceveira, nomeadamente à Ecovia Cerveirense "Ecopista - Caminho do Rio".
Percorre a marginal ribeirinha Norte - margem esquerda do Rio Minho, da Freguesia de Lanhelas, acompanhando a Estrada do Rio até aos limites com o Concelho vizinho das Artes.
|
Pontos de Interesse: |
A primeira metade do Percurso caracteriza-se pelos ancoradouros/pesqueiras e pelas várias rampas para barcos, que juntamente com a área ajardinada envolvente, criam a Beirada do Rio, em Lanhelas, um grande espaço de lazer, descanso e contemplação, que é atravessado pela Ecovia.
A Ecovia de Lanhelas oferece diversos e excelentes Parques de Merendas, com vista para o Rio Minho e a Galiza.
Também na margem esquerda do rio, sensivelmente a meio do Percurso, foi instalado um Posto de Observação de Avifauna com Área de Descanso e Contemplação e, Pesqueira, localizado na zona das Pedras do Vieira.
Existem, também, dois Parqueadores para Bicicletas, ao longo da Ecovia.
A Ecovia de Lanhelas desenvolve-se paralela à Linha do Minho, sendo o seu ponto de início muito próximo do Apeadeiro CP de Esqueiro.
|
Envolvência: |
A Ecovia de Lanhelas, localiza-se na margem esquerda do Rio Minho, entre o rio e os campos agrícolas que constituem as Veigas do Rio Minho, na Freguesia de Lanhelas. |
Utilização: |
Todo o Percurso da Ecovia é destinado à circulação pedonal, ciclável e doutros modos suaves análogos. |
Piso, sinalização e prevenção: |
Apresenta sinalização vertical e horizontal, normalizada de Ciclovia. A sinalização horizontal, pintada a branco no pavimento, indica a Ecovia com dois sentidos.
O pavimento é em betuminoso, rolante, pigmentado de vermelho.
|
Declive: |
A Ecovia desenvolve-se na margem do rio, pelo que não apresenta qualquer declive, sendo totalmente plana.
Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.
|
Entidade responsável: |
Câmara Municipal de Caminha |
Inauguração: |
O Percurso de Lanhelas, da Ecovia Caminho do Rio Minho, foi inaugurado oficialmente, no dia 25 de Março de 2016. |
Ampliação da Ecovia: |
Aguarda-se para breve, a união deste Percurso de Lanhelas ao de Seixas, a Sul. |
Anotações: |
Na extremidade Norte da Ecovia, faz a ligação directa à Ecopista - Caminho do Rio, já no Concelho vizinho de Vila Nova de Cerveira.
Assim sendo, na Beirada do Rio, em Lanhelas, nasce uma grande Ecovia, ininterrupta, que percorre o Concelho de Caminha e, atravessa os Concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Valença, para terminar na Porta de Salvaterra, da Muralha de Monção.
|
|
|
|
|