Começa na margem esquerda, a montante do Percurso, entre a Ponte da Pedra e a ponte da Rua Godinho de Faria.
GPS: 41.20517, -8.6147
Termina a Poente e a jusante do Percurso.
GPS: 41.21515, -8.66712
Os primeiros Percursos a entrar em funcionamento, foram os de Matosinhos. Percurso Ponte da Pedra – Ponte de Moreira, em 2022 e, Percurso Ponte de Moreira – Ponte do Carro, em 2024.
São quase 12 quilómetros de Corredor Verde pedonal e ciclável, ao longo de um Parque Linear, quase sempre, na margem esquerda do Rio Leça, mas que o atravessa de uma margem para outra, 7 vezes por 7 novas pontes construídas para o efeito. Conta com vários acessos ao longo da sua extensão, com destaque para o acesso de Picoutos.
Quando estiver totalmente concluído, o Corredor Verde do Leça, em Matosinhos, terá cerca de 18 quilómetros, ligando o interior do Concelho ao litoral atlântico, desde a Ponte da Pedra até ao Porto de Leixões.
O Mosteiro de Leça do Balio fica logo ali adiante, bem como a Zona de Lazer do Mosteiro - Parque das Varas, com diversas valências, como Parque Infantil, Parque de Merendas, Ginásio ao ar livre, Pista de Skate/Bicicletas, Jardins, etc.
Depois passa pela Zona Industrial, com o Centro Empresarial da Lionesa onde pode apreciar o Mural da Rua da Lionesa, um projeto de Graffiti/Street-Art com 1400 m2.
Continuando na Ecovia vai passar pela Pista de BTT, antes de chegar à Ponte de Ronfos (de origem romana). Mais à frente, atravessa o Rio Leça para a margem direita e continua até ao Concelho da Maia, na Ponte de Moreira.
Aqui, na Ponte de Moreira, começa a 2ª Fase do Corredor Verde do Leça. Neste Percurso, em direcção à Ponte do Carro, em Guifões, vai atravessar o rio diversas vezes, pelas novas pontes metálicas.
Vai passar próximo da Linha C e da Estação de Esposade, do Metro do Porto, e do Memorial ao acidente ferroviário de Custóias, na Rua das Carvalhas.
Depois, chega à Ponte românica de Dom Goimil sobre o Rio Leça, em Custóias. Ponte utilizada pelo Caminho Português da Costa, original, dos Caminhos de Santiago. Aqui, aprecie a escultura “Bom Caminho” de homenagem ao Peregrino.
Mais à frente vai passar ao lado do Parque da Ciência de Matosinhos e pelo sopé do Monte de S. Brás, antes de chegar ao seu ponto de términus, na Ponte do Carro e, respectiva, Zona de Lazer, em Guifões.
Ao longo de toda a sua extensão, o Corredor Verde do Leça disponibiliza Pontos de Água, Parqueamento de Bicicletas e, inúmeras Zonas de Estadia e Descanso.
Em 2022, o Corredor Verde do Leça foi galardoado pela Archiforum e Arketipos, com o Prémio “International LAND AWARD - Nature and Artifice”.
Percurso bidireccional, interdito à circulação de veículos automóveis e motociclos.
Apresenta sinalização horizontal normalizada de Ciclovia, pintada a branco no pavimento e, vertical, através de pictogramas de Bicicletas nos Painéis Informativos do Corredor Verde do Leça.
O Corredor Verde do Leça começa aos 42 metros de altitude, na Ponte da Pedra e, termina aos 21 metros de altitude, na Ponte do Carro, ao fim de quase 12 quilómetros.
Grau de Dificuldade: Dificuldade média/baixa, considerando a distância (2/5).
A 2ª Fase, entre a Ponte de Moreira e a Ponte do Carro, teve a sua inauguração, oficial, no dia 20 de Julho de 2024.
Prevê-se que, num futuro próximo, também, a Ecovia se prolongue para montante, através dos Concelhos da Maia e de Valongo, até à sua nascente em Santo Tirso. O Concelho da Maia já deu início às obras do seu Percurso concelhio.