Começa a Nascente do Percurso, no topo da Rua Sousa Aroso, cruzamento com a Rua Dom Nuno Álvares Pereira.
GPS: 41.17739, -8.6772
Termina a Poente do Percurso, exactamente onde passa a Ciclovia do Calçadão de Matosinhos.
GPS: 41.17622, -8.69112
Começa no cruzamento com a Rua Dom Nuno Álvares Pereira, junto à antiga "Escola Industrial" (Escola Secundária Gonçalves Zarco) e, termina no Passeio Marginal de Matosinhos Sul, onde se liga à Ciclovia do Calçadão.
Pelo caminho cruza-se com algumas das principais artérias da cidade de Matosinhos, atravessando a Quadra Marítima, do interior para o litoral.
A Ciclovia da Rua de Sousa Aroso, desenvolve-se entre o passeio pedonal e a baía de estacionamento automóvel (longitudinal).
Percorre toda a Rua Sousa Aroso, atravessando diversos estabelecimentos comerciais e de serviços. Durante o Século XX, a Rua Sousa Aroso foi sede de várias fábricas de conservas, a principal indústria Matosinhense.
Já próximo da Praia e do Calçadão de Matosinhos, passa pela nova centralidade, a Praça Guilherme Pinto, onde foi erigido o “Memorial às operárias e operários da indústria conserveira“, da autoria de Ruy Anahory.
A Ciclovia continua rua abaixo, cruzando-se com o Passeio da Praia (a Broadway de Matosinhos, e antiga Linha Ferroviária do Porto de Leixões). A Casa da Arquitectura de Matosinhos fica logo ali ao lado.
Nas extremidades da Ciclovia, encontramos Parqueamentos e Cacifos, para estacionamento e guarda de Bicicletas.
Percurso bidireccional interdito a peões e à circulação de veículos automóveis e motociclos.
Está delimitada da artéria rodoviária, por uma larga faixa branca contínua ou duas linhas paralelas, zebradas, separadas cerca de 0,5 metros. Com os seus 3 metros de largura, pode ser percorrida nos dois sentidos, com toda a segurança.
O pavimento usado, é o betuminoso, rolante, sendo pigmentado de vermelho nos pontos de início e términus.
Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade (1/5).