Começa a Poente, entre o início da VICEG e a Rotunda dos (Quartel) Bombeiros Voluntários da Guarda.
GPS: 40.53597, -7.28792
A Ecovia da Guarda termina a Nascente, em frente à Estação da CP, depois de atravessar o Parque Urbano do Rio Diz.
GPS: 40.55228, -7.24007
Faz a ligação entre a zona Ocidental da cidade, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda e, a zona Oriental, caracterizada pelo Parque Urbano do Rio Diz e a Estação CP da Guarda.
Percorre, praticamente, toda a VICEG - Via de Cintura Externa da Guarda, ora pelo sentido Norte/Nascente, ora pelo sentido Sul/Poente, com mudanças de sentido de nível e subterrâneos.
Pelo caminho atravessa o Parque Industrial da Guarda e toda a zona urbana de serviços públicos de Saúde, Educação e Proteção Civil.
A Ciclovia começa junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários e, atravessa a zona de Proteção Civil da Guarda, onde se localizam o Centro de Meios Aéreos, o Hospital Sousa Martins, a Escola Superior de Saúde e o Estabelecimento Prisional da Guarda.
Passa, ainda, muito próximo das Piscinas Municipais e, dos Parques Industrial e Retail Park - Quinta da Várzea, com todas as suas valências industriais, comerciais e de serviços.
Termina na Estação dos Comboios da Guarda, na margem esquerda do Rio Diz.
Nos dois primeiros Percursos de Ciclovia, não é permitida a circulação de veículos motorizados.
Tem, também, sinalização horizontal (identificação das vias de peões, Bicicletas, passadeiras, traço contínuo e descontínuo nas respetivas vias).
O pavimento é em betuminoso, rolante, pintado de azul.
Tem delimitações físicas, nomeadamente “New Jerseys” e dissuasores.
Grau de Dificuldade: O Grau de Dificuldade depende do sentido. Se for dos Bombeiros Voluntários da Guarda até à Estação da CP, é de Grau Fácil. No sentido contrário - Nascente/Poente, é de Grau Difícil, ou Grau Muito Difícil.