- Extensão:
- 2.935 metros.
- Utilização principal:
- Dia a dia.
- Caracterização do Percurso:
- Esta foi a primeira Ciclovia que o Município Serpense criou e resulta de uma importante obra para a Cidade, a construção da Circular de Serpa, por onde se estende, maioritariamente, este conjunto de Ciclovias, que envolvem a cidade.
Para além desta, existem outros dois Percursos, mais recentes, um na Avenida Nossa Senhora de Guadalupe e, outro, na Rua da Eira de São Pedro.
Este último, fazia parte de um antigo projecto Municipal de construir uma Ecovia, de ligação entre a cidade e o Rio Guadiana.
- Pontos de Interesse:
- Percorrendo a Ciclovia que inicia na Rua Serpa Pinto, podemos contemplar as Muralhas do Castelo com a visão de quem vem de Norte. Mais à frente, junto ao Pavilhão dos Desportos Carlos Pinhão, temos uma vista privilegiada sobre a Planície Alentejana, para Oeste.
A Ciclovia passa junto dos Bombeiros Voluntários de Serpa, Circuito de Manutenção, Piscinas Municipais, o Parque da Cruz Nova e a Escola Básica, superfícies comerciais, etc.
O Percurso da Rua da Eira de São Pedro termina nas Eco Hortas das Carapuças, as Eco Hortas Comunitárias de Serpa.
- Envolvência:
- A Ciclovia da Cidade de Serpa desenvolve-se no perímetro urbano, com exceção do Percurso da Rua da Eira de São Pedro que se afasta da cidade, ao mesmo tempo que se embrenha pela zona rural do Concelho.
- Utilização:
- A generalidade dos Percursos, são segregados do passeio pedonal, sendo, por isso, exclusivas a Bicicletas e outros modos suaves de circulação.
O Percurso do Caminho do Guadiana, na Rua da Eira de São Pedro, é partilhado com os peões.
- Pavimento, sinalização e prevenção:
- Todos os Percursos da Ciclovia são bidirecionais, em betuminoso de cor vermelha. Os Percursos segregados, são delimitados por passeio pedonal que distingue da faixa de rodagem.
Está devidamente sinalizada com sinalética vertical e horizontal, normalizada, de Ciclovia.
- Declive:
- Sem declives acentuados. Sobe ligeiramente até à Rotunda do Pavilhão Municipal dos Desportos.
Grau de Dificuldade: Dificuldade Baixa (1/5).
- Colaboração:
-
- 100diasdebicicletaemportugal
- Rui Simão
- Entidade responsável:
-
Câmara Municipal de Serpa
- Inauguração:
- A Circular Interna de Serpa foi inaugurada no dia 24 de Março de 2005. Esta artéria rodoviária incluiu a primeira Ciclovia do Concelho Alentejano.
A ligação ente a rotunda das Piscinas e as Eco Hortas, ficou concluída no decorrer do ano de 2010.
A Ciclovia da Avenida Nossa Senhora de Guadalupe, entrou em funcionamento em 2014.