2,8 km
Ciclovia: Ciclovia Lourinhã - Areal Sul.
Início/Fim: Começa na Alameda de Nossa Senhora dos Anjos, junto ao Parque Infantil do Jardim de Nossa Senhora dos Anjos.
Fim/Início: A Ciclovia Lourinhã - Areal Sul, termina na Praia do Areal Sul, junto às instalações balneares da Casa Pia de Lisboa.
Extensão: 2.744 metros.
Caracterização do Percurso: A Lourinhã viu nascer um novo espaço que permite a prática desportiva e o lazer em contacto directo com a Natureza.

Esta infra-estrutura começa no centro da vila, junto à Capela de Nossa Senhora dos Anjos, atravessa a Ribeira das Águas e dirige-se para o mar ao longo de uma estrada secundária - na quase totalidade da sua extensão. Esta estrada de várzea, que liga a Lourinhã ao Areal, desenvolve-se nas proximidades do Rio Grande, sendo a sua paisagem constituída, essencialmente, por terrenos agrícolas férteis na produção de hortícolas.

Termina na costa, na Praia do Areal Sul, junto à foz do Rio Grande.

Pontos de Interesse: A Lourinhã é conhecida como a Capital Portuguesa dos Dinossauros, pelo que pode usufruir das infraestruturas vocacionadas para a divulgação e o conhecimento, nomeadamente, o Museu da Lourinhã e a sua secção de Paleontologia.

Pela Ciclovia, no ponto de início, na área circundante da Capela de Nossa Senhora dos Anjos - datada da segunda metade do séc. XVI - existe um espaço de lazer com jardim, parque infantil e parque de merendas.

No fim, na praia, a Ciclovia Lourinhã - Areal Sul, termina ao lado das estâncias balneares da Casa Pia de Lisboa e da Assembleia Distrital de Castelo Branco e, próximo do Aeródromo da Lourinhã.

Os 12 quilómetros de praias oceânicas caracterizam este Concelho, em particular a Praia da Areia Branca, mesmo ali ao lado.

Envolvência: Trata-se de uma Ciclovia meramente urbana que, no entanto, dado a sua proximidade à Ribeira das Águas e ao Rio Grande assume já características de Ecovia - Percurso de Natureza.
Utilização: Na Ciclovia só estão autorizados a circular os peões e os veículos sem motor, nomeadamente, Bicicletas, patins, trotinetes e skates, sendo expressamente proibida a circulação de animais.
Piso e sinalização: O pavimento da Ciclovia é em betuminoso, rolante, de cor "bordeaux". Está identificada com sinalização de pista para velocípedes e de percurso pedestre. A via encontra-se devidamente delimitada com duas faixas de rodagem e ao longo do Percurso foi implementado balizamento através de elementos em madeira tratada, nas bermas e nos locais que oferecem menores condições de segurança aos utilizadores.

Em toda a extensão do Percurso foi instalado mobiliário urbano, nomeadamente, zonas de descanso - bancos cobertos por pérgolas, pontos de abastecimento de água e vários receptáculos de lixo para recolha selectiva.

Declive: A Ciclovia Lourinhã - Areal Sul, foi implantada numa zona de várzea, completamente plana, pelo que não se verificam declives significativos.
Entidade responsável: Câmara Municipal da Lourinhã
Apoios: José Caeiros
Inauguração: A Ciclovia Lourinhã - Areal Sul, foi inaugurada, oficialmente, no dia 24 de Junho 2013.
Notas: Em Julho de 2015, com a reposição da Ponte sobre a Foz do Rio Grande e a colocação de um passadiço, foi completada a ligação à Ciclovia do Passeio do Mar.
 
 
Utilização
Ciclovia Lourinhã - Areal Sul Bicicleta Ciclovia Lourinhã - Areal Sul Trotinete
Skate Ciclovia Lourinhã - Areal Sul
 
Imagens
Ciclovia Lourinhã - Areal Sul
 
Google Maps
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 09.Abril.2022
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 11.Setembro.2013
2008- | ©ciclovia.pt #