23,9 km
Ciclovia: Percurso de Tavira.

Ecovia do Litoral.

Início/Fim: Na Arroteia de Baixo, cruzamento com o CM1334, nos limites do Concelho com Olhão.

GPS: 37º 03' 52.5"N,  7º 44' 02.0"W

Fim/Início: Na Estrada do Lácem, entre os Campos de Golfe da Quinta de Cima e da Quinta da Ria, nos limites do Concelho com Vila Real de Santo António.

GPS: 37º 09' 28.2"N,  7º 34' 15.5"W

Extensão: 23.900 metros.
Caracterização do Percurso: Este Percurso da Ecovia desenvolve-se totalmente na margem do Parque Natural da Ria Formosa, mais concretamente do Canal de Tavira.

Ocupa antigos caminhos municipais que se desenvolvem junto à Ria e por entre laranjais a perder de vista. Atravessa ainda a cidade de Tavira e a Vila de Cabanas de Tavira.

Pontos de Interesse: São muitos, a começar pela Ria Formosa e a sua magnífica paisagem, entre outras valências proporcionadas por este Parque Natural.

Vai ainda atravessar a ponte pedonal sobre a Ribeira dos Mosqueiros, as Salinas de Tavira, a cidade de Tavira e o Rio Gilão, a ponte pedonal em madeira sobre a Ribeira do Almargem, a Vila de Cabanas de Tavira e o Forte da Conceição (ou de São João da Barra).

Envolvência: O Parque Natural da Ria Formosa acompanha este Percurso, do princípio ao fim.
Utilização: Apesar da Ecovia ser vocacionada para a utilização de Bicicleta, existe um conjunto variado de Troços em que o seu uso por outros meios de transporte não motorizados é possível e atractivo, em função do pavimento.
Piso e sinalização: A pavimentação é variada nestes quase 30 quilómetros de Percurso, desde os caminhos de saibro ou terra batida, até ao empedrado ou asfalto das ruas, como o betuminoso em troços dedicados ou as pontes e passadiços em madeira.

Está apetrechada com sinalização específica criada para toda a Ecovia, bem como painéis de orientação e informação.

Declive: Existe algum sobe e desce, mas muito suave, pois todo o Percurso se desenrola junto à Ria Formosa.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Tavira

AMAL

Apoios: João B. Oliveira

H.j.A.

Alexandre Moleiro

+ Rui Simão

+ Cicloturismo APFCG

+ André Barragon

Inauguração: Tavira foi o primeiro Município a concluir e abrir aos utilizadores o seu Percurso da Ecovia do Litoral, foi o Troço entre Santa Luzia e Pedras d'El Rei, no dia 23 de Setembro de 2006. No ano seguinte, a 9 de Maio, foi inaugurada a ponte pedonal sobre a Ribeira do Almargem e consequentemente, os respectivos Troços de acesso. O restante Percurso entrou em funcionamento, na sua totalidade, em 30 de Junho de 2007.
Notas: Este Percurso está unido ao Percurso de Olhão, a Poente, e ao de Vila Real de Santo António, a Nascente.
 
Página actualizada pela última vez em: 12.Janeiro.2013 às 14h56
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 12.Janeiro.2013
2008- | ©ciclovia.pt