19,3 km
Ciclovia: Percurso de Lagoa.

Ecovia do Litoral.

Início/Fim: Junto à ponte rodoviária sobre o Rio Arade.

GPS: 37º 08' 18,27"N : 08º 31' 43,34"O

Fim/Início: Em Alporchinhos (EM530-1), nos limites do Concelho de Lagoa com o de Silves (Armação de Pêra).

GPS: 37º 06' 13,17"N : 08º 22' 12,90"O

Extensão: 19.300 metros.
Caracterização do Percurso: O Percurso Lagoense tem início na ponte rodoviária sobre o Rio Arade e termina, a Nascente, em Armação de Pêra, Silves.

Começa por se dirigir ligeiramente para Sul para atravessar a Vila de Ferragudo, depois novamente em direcção a Nascente passa pelo centro da cidade de Lagoa e percorre toda a freguesia de Porches, terminando em direcção à costa, no lugar de Alporchinhos, já na fronteira com o Município vizinho de Silves.

Pontos de Interesse: O Concelho de Lagoa é um destino turístico estival de excelência marcado pelas muitas praias entre o Rio Arade e Armação de Pêra. Mas para além disso, destacam-se - tanto ao longo do Percurso da Ecovia como nas suas proximidades - o conjunto arquitectónico da Vila de Ferragudo, os diversos Fortes, Fortalezas e Miradouros ao longo do rio e da costa, o património religioso, o património tradicional ligado à pesca, ao sal e à indústria conserveira, a Adega Cooperativa do Algarve, etc.
Envolvência: Trata-se de um Percurso misto, que tanto atravessa o centro da cidade como percorre os caminhos rurais de terra batida.
Utilização: Apesar da Ecovia ser vocacionada para a utilização de Bicicleta, existe um conjunto variado de Troços em que o seu uso por outros meios de transporte não motorizados é possível e atractivo, em função do pavimento.
Piso e sinalização: O piso deste Percurso varia consoante o local atravessado. Seja urbano ou rural, pode encontrar troços de betuminoso e calçada ou terra batida e saibro.

Está apetrechado com sinalização específica criada para toda a Ecovia, bem como painéis de orientação e informação, contando ainda com marcação ao nível do pavimento.

Declive: Começa e acaba ao nível do mar, subindo ligeiramente conforme se afasta da costa. De um modo geral é um Percurso fácil, sem declives acentuados.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Lagoa

AMAL

Apoios: Cicloturismo APFCG

Vasco Soares Ribeiro

Luís Paiva Boléo

+ isabell.laranjo

+ Vivaldo Gonçalves

+ André Barragon

Inauguração: Primavera de 2008.
Notas: Este Percurso une-se ao de Portimão a Poente, e ao de Silves a Nascente.
Ampliação da Ciclovia: A Autarquia tem previsto a realização de percursos complementares ao traçado existente, bem como trabalhos de consolidação e melhoramento da sinalética.
 
Página actualizada pela última vez em: 31.Março.2013 às 19h40
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 31.Março.2013
2008- | ©ciclovia.pt