Ecovia do LITORAL
56,732 km
ECOVIA DO LITORAL
 

VILA DO BISPO

(Brevemente)

LAGOS

(Brevemente)

PORTIMÃO

(Brevemente)

Percurso de Lagoa

SILVES

(Brevemente)

ALBUFEIRA

(Brevemente)

LOULÉ

(Brevemente)

FARO

(Brevemente)

OLHÃO

(Brevemente)

Percurso de Tavira

CASTRO MARIM

(Brevemente)

Percurso de Vila Real de Santo António
 

As Ecovias do Algarve são infraestruturas vocacionadas para a utilização de bicicleta, preferencialmente. Inserem-se num esquema director definido para o Algarve, esquema esse que é constituído por 4 eixos principais: Ecovia do Litoral (aqui tratada), Ecovia do Guadiana, Ecovia da Costa Vicentina e Ecovia do Interior.

A Ecovia do Litoral é uma infraestrutura contínua, constituída por 12 segmentos, que percorre todo o litoral Algarvio numa extensão de cerca de 214 km, desde o Cabo de S. Vicente - Sagres (km zero) - até Vila Real de Santo António (Cais do Ferry), por caminhos próximos do mar que atravessam os 12 Concelhos do litoral meridional algarvio.

Esta rota ciclável desenvolve-se tanto sobre Ciclovias pré-existentes como por estradas de tráfego misto com reduzidos volumes de circulação ou por percursos de natureza em áreas protegidas - através de caminhos de circulação restrita e condicionada, nomeadamente troços de circulação exclusiva a veículos não motorizados - e que nos conduzem a paisagens magníficas ao longo do litoral algarvio.

A AMAL é a entidade gestora do projecto, mas a execução da empreitada, a dinamização e respectiva manutenção de cada Percurso está a cargo dos Municípios envolvidos e contempla essencialmente trabalhos de pavimentação, sinalização e de implementação de novas pontes e passadiços. O objectivo é o de aproveitar caminhos já existentes, como estradas secundárias e caminhos rurais abandonados ou desactivados, que foram recuperados, melhorados e embelezados, e dotá-los de informação e sinalização específica. Destaque ainda para a realização de obras de arte (pontes em madeira), nomeadamente, na Ribeira do Almargem (Tavira) e na Lagoa dos Salgados, em Silves.

Este projecto está a ser desenvolvido em articulação com a Diputación Provincial de Huelva (Espanha), por forma a garantir a sua ligação e continuidade no país vizinho. A Ecovia do Algarve é a infraestrutura que em Portugal integra o EuroVelo 1, Rota da Costa Atlântica - desde o Cabo Norte, (Escandinávia), até Sagres, a mais longa das 14 rotas EuroVelo, com 8.186 km.

Fonte: Ecovias do Algarve Nota: Esta página está em manutenção constante, pelo que brevemente serão adicionados os restantes Percursos da Ecovia do Litoral.
 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt