85,992 km
Ciclovia:Percursos de Monfurado .

Percursos Ambientais de vora.

Localização/Fim:Sítio de Monfurado, Évora
Extensão:85.992 metros.
Caracterização do Percurso:Os Percursos Ambientais de Monfurado desenvolvem-se ao longo dos muitos caminhos públicos, rurais ou municipais, que interligam as povoações do Concelho no Sítio de Monfurado.

Estes caminhos constituem uma Rede de Percursos que permite o acesso a áreas de interesse cultural, ambiental e paisagístico de Évora, tal como os monumentos megalíticos - existentes nesta zona - e o Sítio de Monfurado, lugar classificado como pertencente à Rede Natura 2000.

Fonte: C. M. de Évora
Pontos de Interesse:Aprecie a paisagem alentejana enquanto cruza várias barragens de apoio à produção agrícola. Vai atravessar ainda muitas aldeias e povoações, vai passar pelo Kartódromo de Évora, pelas Termas Romanas de Tourega, pelo Aqueduto da Mitra e pela Capela e Claustro do Convento de Bom Jesus de Valverde, pela Igreja da Nossa Senhora da Boa Fé, etc.

Os diversos caminhos vão guiá-lo ainda aos muitos monumentos megalíticos que caracterizam esta região, nomeadamente o Menir e o Cromeleque dos Almendres, as centenas de Antas, como as de Barrocal, do Zambujeiro e de Pinheiro do Campo, entre muitas outras.

Envolvência:A planície e a paisagem alentejana caracterizam este conjunto de Percursos que se espalham pela região Oeste de Évora.
Utilização:Todos os Percursos são acessíveis a pé, de bicicleta ou em veículos não poluentes.
Piso e sinalização:A generalidade dos Percursos desenvolve-se em caminhos rurais de saibro. O atravessamento das povoações é, quase sempre, por caminhos municipais em empedrado ou alcatrão.

Todos os Percursos estão devidamente identificados com pontos de informação e sinalética direccional, específica dos Percursos Ambientais de Évora.

Declive:Não existem declives acentuados.

Grau de Dificuldade: Dificuldade Elevada se realizar todos os Percursos em simultâneo.

Entidade responsável:Câmara Municipal de Évora
Apoios:Montanha de Aventuras

TravelJLC

+ Victor Henriques

+ João Magalhães

Inauguração:No ano de 2008 estavam já abertos e acessíveis ao público a generalidade dos Percursos.
Notas:Em alguns locais os caminhos encontram-se vedados ilegalmente, pelo que é necessário alguma atenção, principalmente para quem se desloca em bicicleta.
 
 
Utilização/Use
Caminhada/PedestrianBicicleta/BicycleInterdito a Veículos Poluentes/Banned Polluting vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotografias cedidas por ©Montanha de Aventuras, ©TravelJLC, ©Victor Henriques e ©João Magalhães
 
Google Maps
 
Site
Site Oficial dos Percursos de Monfurado
 
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 16.Setembro.2019
VOLTAR

2008- | @ciclovia.pt #