Bicycle routes in the municipality of LOURES
8,453 km
Ciclovias de Loures (Bicycle routes in the municipality of LOURES)
PARQUE INFANTADO PARQUE S. IRIA AZÓIA ESTADO DA ÍNDIA
PORTELA

FRENTE RIBEIRINHA

(Brevemente)

INFANTADO

(Brevemente)

VÁRZEA

(Brevemente)

INTERMUNICIPAL

(Brevemente)

O Município Lourense aproveitou, desde cedo, Maio de 2005, o potencial disponibilizado pelos diversos Espaços Verdes espalhados pelo Concelho e, adaptou os Percursos pedonais dalguns destes Parques, a Vias Cicláveis dedicadas ou partilhadas. Para além destas, Loures tem, desde há alguns anos, mais três Ciclovias urbanas em pleno funcionamento.

Para a Autarquia, a Bicicleta tem vindo a conquistar o seu espaço como alternativa ao transporte particular e em complemento ao transporte público, sendo vista, actualmente, não apenas como um meio de utilização lúdica, mas também como um meio de transporte alternativo não poluente e sustentável.

O Município pretende assegurar o incremento dos modos suaves de deslocação, através de uma Rede estruturante de Ciclovias que sirva o sistema urbano mais denso e contínuo que caracteriza, nomeadamente, o Sul do concelho de Loures, polarizado nas cidades de Loures e Sacavém. Inaugurado no dia 23 de Julho de 2017, foi o Percurso ciclável entre Moscavide, Portela e Sacavém - conhecido como a Via da Portela. Esta nova Ciclovia de 2,4 quilómetros, vem dar continuidade ao Percurso já existente da Ciclovia da Rua Estado da Índia, em Sacavém.

Foi assim que a Câmara Municipal pensou em diversos Percursos que pretendem articular vários núcleos urbanos. A ligação Loures - Infantado (com uma extensão de 3.200 metros), criará uma ligação ciclável entre o Infantado e o centro de Loures, assegurando o acesso aos principais equipamentos de ensino, desporto e lazer, assim como Loures - Sacavém, através da Várzea (com cerca de 12.000 metros), será uma Via estruturante do projecto de valorização da várzea e da sua importância paisagística e ambiental, que ligará as Redes Cicláveis entre as duas zonas do Concelho. Este Percurso, mais voltado para o lazer, e que coincide com o Caminho de Fátima, pretende aproveitar as riquezas naturais e paisagísticas desta área.

Também, no dia 23 de Julho de 2017, foi tempo de inaugurar um pequeno Percurso da via pedonal e ciclável que vai ligar, no futuro, Vila Franca de Xira a Lisboa, denominada Frente Ribeirinha de Loures. Por enquanto, são cerca de 700 metros que permitem pedalar desde a Estação de Comboios de Santa Iria de Azóia até ao pontão, na margem do rio Tejo. Depois, ainda sem data prevista, avançará a obra de 6,2 quilómetros ao longo da marginal ribeirinha até à Foz do Rio Trancão, nos limites com Lisboa. Estes dois projectos fazem parte do plano, já anunciado, de criação de um grande corredor pedonal e ciclável, com 44,5 quilómetros de extensão, que interliga, à beira rio, os Concelhos de Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa.

Mais recentemente, a Câmara Municipal de Loures anunciou o propósito de criação de uma nova Rede de Ciclovias entre os Municípios de Loures, Lisboa e de Odivelas. O “nosso” objectivo é poder ligar as nossas Ciclovias às dos Municípios vizinhos, impedindo que os limites municipais sejam barreiras à mobilidade.

Esta nova Rede Intermunicipal de Ciclovias deverá ficar distribuída por três Percursos. - Percurso#1: Lisboa/Sacavém, com uma extensão de 766 metros; - Percurso#2: Lisboa/Moscavide, com uma extensão de 300 metros e, - Percurso#3: Loures/Mealhada/Ponte de Frielas/Santo António dos Cavaleiros/Flamenga, com uma extensão, de cerca, de três quilómetros.

Fonte: Câmara Municipal de Loures
10 de Setembro de 2020

Brevemente, todos os Percursos estarão online.

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #