Bicycle routes in the municipality of RIO MAIOR
11,783 km
Ciclovias de Rio Maior (Bicycle routes in the municipality of RIO MAIOR)
 
MARINHASCIRCULARR. PAZ
 

ASSEICEIRA

(Brevemente)

RIBEIRINHA

(Brevemente)

EN114

(Brevemente)

VALE DE ÓBIDOS

(Brevemente)

O Concelho de Rio Maior tem, desde há muito, um conjunto de Ciclovias, com quase 7 quilómetros de extensão total, que envolvem o centro urbano Riomaiorense e ligam, ainda, a locais de interesse turístico, como é o caso das Salinas Naturais de Rio Maior. Pouco tempo depois, a Autarquia requalificou e ampliou consideravelmente as Ciclovias da Circular Urbana de Rio Maior, resultando na interligação de vários Percursos e, consequentemente, num aumento de quase mais 2 quilómetros.

Posteriormente e, aproveitando a construção de novas artérias rodoviárias, incluiu também espaços dedicados às Bicicletas, como foi o caso da nova ligação da Avenida Dr. Mário Soares à Rua Mina de Giz, no Beco da Rua da Paz.

O Orçamento Municipal para 2017 previa a implementação dos projetos de Requalificação e Valorização da Villa Romana de Rio Maior, Requalificação da Frente Ribeirinha do rio Maior e Requalificação da zona do Paço Real, com vista a recuperar e integrar toda aquela área no centro histórico da cidade, criando um espaço natural com diversas valências, entre elas, uma nova Ciclovia.

No ano de 2017, o Município assinou um contrato com a empresa pública Infraestruturas de Portugal, para a requalificação da EN114 entre o centro da cidade e a rotunda de acesso à A15. A intervenção ao longo de cerca de 2,7 quilómetros prevê, entre outras, a criação de uma nova Ciclovia.

No âmbito do Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável, a Câmara Municipal aprovou vários projectos, entre eles a construção de duas novas Ciclovias, uma que liga a cidade à Asseiceira e, outra, que ligará Rio Maior ao Vale de Óbidos. Assim, em Novembro de 2019, inaugurou a Ciclovia ao longo da EN1, ligando a Cidade de Rio Maior à Freguesia da Asseiceira, com um comprimento total de cerca de 2,5 quilómetros.

Para além destas, a Autarquia Local tem já em funcionamento diversos Percursos Pedestres e de BTT, um pouco por todo o Concelho.

Continuando na senda da mobilidade, a Autarquia de Rio Maior aderiu, também, ao Bike-Sharing, em 2018, com a implementação das RM Bikes, o Sistema de Bicicletas Partilhadas de Rio Maior. As RM Bikes contam com 24 Bicicletas eléctricas distribuídas por 4 Estações de Parqueamento, uma nas Salinas de Rio Maior e as outras três, no centro da cidade, nomeadamente, no Parque 25 de Abril.


Fonte: Câmara Municipal de Rio Maior
28 de Abril de 2020

Brevemente, todas as Ciclovias estarão online.

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #