7,92 km
Ciclovia: Percurso de Porto de Mós (Bezerra).

Ecopista do Ramal do Lena.

Início/Fim: Junto ao Campo de Futebol do Lugar da Bezerra, Freguesia de Serro Ventoso.

GPS: 39º 33' 14"N,  8º 50' 37"O

Fim/Início: Em Figueiredo, junto à Pedreira da Ricel.

GPS: 39º 34' 50"N,  8º 49' 44"O

Extensão: 7.920 metros.
Caracterização do Percurso: A Ecopista de Porto de Mós resulta da reconversão do antigo Caminho de Ferro Mineiro do Lena em Passeio Pedonal e Ciclável.

Trata-se de um Percurso circular de montanha, sem declives acentuados, apesar da inclinação constante, que se desenvolve assente no antigo canal ferroviário.

Começa no Lugar da Bezerra, junto às antigas minas de carvão, e desce a montanha - Serra da Pevide - em direcção a Figueiredo, onde termina actualmente. Posteriormente será concluída a ligação ao ponto de partida, na Bezerra.

Pontos de Interesse: As magníficas paisagens das Serras de Aire e Candeeiros que se podem apreciar ao longo de todo o Percurso.

Na Bezerra existem infra-estruturas ligadas à antiga exploração mineira que foram preservadas. Ao longo do Percurso, para além da paisagem, aprecie os Túneis da Corredoura, os diversos Moinhos, o Parque de Merendas da Corredoura, as zonas de descanso e miradouros.

Envolvência: A Ecopista desenvolve-se no PNSAC (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros), ao longo da encosta voltada a nascente da Serra dos Candeeiros.
Utilização: A Ecopista está vocacionada para passeios a pé, de bicicleta ou de cavalo. Está proibida a circulação de veículos com motor.
Piso e sinalização: O pavimento é em saibro amarelo compactado. Foi colocada iluminação artificial e guardas de protecção de madeira em toda a sua extensão.

As entradas da Ecopista estão devidamente sinalizadas, existindo ainda painéis interpretativos em todos os locais de descanso.

Declive: Da Aldeia da Bezerra até ao Lugar de Figueiredo é sempre a descer e, devido à inclinação constante é um Percurso de dificuldade fácil.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Porto de Mós
Apoios: J.C.Nunes

Fábio Santos

Inauguração: Foi inaugurada no dia 5 de Junho de 2012.
Notas: A Autarquia Local pretende ligar - através de uma nova Ciclovia - a Ecopista à antiga Central Termoeléctrica de Porto de Mós.
Ampliação da Ciclovia: Este é um Percurso circular que, brevemente, se vai unir ao restante, na Bezerra, numa extensão total de cerca de 12 quilómetros.
 
Utilização/Use
 
Site
Página Oficial do Percurso de Porto de Mós da Ecopista do Ramal do Lena
 
Imagens/Images
Fotografias cedidas por ©J.C.Nunes e ©Fábio Santos
 
Google Maps
 
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 13.Novembro.2013
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 01.Julho.2012
2008- | ©ciclovia.pt #