6,108 km
Ciclovia: Percurso da Ribeira de Pera

"Na senda da Ribeira de Pera".

Início/Fim: Praia fluvial da Aldeia do Xisto de Mosteiro.
Extensão: 6.108 metros.
Caracterização do Percurso: Na senda da Ribeira de Pera, é um Percurso Pedestre e de Cicloturismo, circular, que acompanha as margens da Ribeira de Pera entre a Aldeia de Mosteiro, a Norte, e a povoação de Gravito, a Sul.

Pode iniciar a sua volta junto à praia fluvial da Aldeia de Mosteiro, e seguindo pela margem esquerda, Nascente, no sentido dos ponteiros do relógio, vai atravessar as povoações de Alagoas, Gravito e Rabigordo, voltando novamente à praia fluvial.

Pontos de Interesse: A Aldeia de Mosteiro é a única, do Concelho de Pedrógão Grande, que integra a Rede das Aldeias do Xisto. Aqui pode visitar um lagar de azeite, recuperado segundo a sua traça original, e um moinho de rodízio onde, se quiser, pode moer qualquer cereal.

Ao longo da Ribeira de Pera implementaram-se, em tempos, fábricas têxteis, lagares de azeite e moinhos de rodízio. Os moinhos caracterizam especialmente esta região ribeirinha que conta com um moinho a cada 550 metros, em media, nos últimos 15 quilómetros da ribeira.

Ao longo do Percurso vai passar, ainda, por Alagoas, Gravito e pelo Parque de Merendas de Rabigordo.

km 0,00: Praia fluvial da Aldeia do Xisto de Mosteiro.
km 0,76: Alagoas.
km 2,98: Gravito.
km 4,48: Parque de Merendas de Rabigordo.
Envolvência: Trata-se de um Percurso de Natureza que envolve as duas margens da Ribeira de Pera, num corredor com cerca de 3 quilómetros.

Situa-se numa zona marcadamente florestal do Concelho de Pedrógão Grande, um dos Municípios que integram a região do Pinhal Interior Norte.

Utilização: É permitida a circulação a pé e de bicicleta.
Piso e sinalização: O piso é maioritariamente em terra batida, sendo de alcatrão ou empedrado junto às povoações. O Percurso está sinalizado com sinalética específica para percursos pedestres.
Declive: Praticamente plano, pois desenvolve-se nas margens de uma linha de água. Desce ligeiramente em direcção a Gravito - que se situa sensivelmente a meio do Percurso - e sobe, um pouco, no sentido da praia fluvial. De dificuldade fácil e sem declives acentuados.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Pedrógão Grande
Apoios: Esfera Real Lda

uquevedo

portugalimmo.eu

 
Utilização
Caminhada Bicicleta
 
Site
Página Oficial dos Percursos Pedestres de Pedrógão Grande
 
Imagens
Imagens cedidas por ©Esfera Real Lda, ©uquevedo, ©portugalimmo.eu e ©C. M. Pedrógão Grande
 
Google Maps
 
 
Mapa#
Mapa do Percurso da Ribeira de Pera
 
Declive
Declive
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 13.Junho.2013 às 19h45
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt