11,15 km
Ciclovia: Ecovia da Marginal da Albufeira da Bouçã
Início/Fim: Casal dos Ferreiros.
Extensão: 11.150 metros.
Caracterização do Percurso: Desta vez o Município Pedroguense apresenta-nos um Percurso circular que se desenvolve, também, na margem direita do Rio Zêzere, mas agora, na Albufeira criada pela Barragem da Bouçã.

Com início em Casal dos Ferreiros, e no sentido dos ponteiros do relógio, a Ecovia desce em direcção à Foz da Ribeira da Lapa e à Albufeira da Bouçã, acompanha a margem da albufeira em direcção à barragem, depois sobe para Atalaia Cimeira e passa ainda por Casal da Francisca, antes de terminar no mesmo local de início, Casal dos Ferreiros.

A Central Hidroeléctrica da Bouçã localiza-se a jusante da barragem do Cabril e, a montante da barragem de Castelo de Bode.

Pontos de Interesse: Ao longo do caminho vai encontrar vários locais que são excelentes miradouros naturais sobre a albufeira. Aproveite para apreciar as extraordinárias paisagens proporcionadas pelo vale do Rio Zêzere, vistas a partir destes miradouros. Vai ainda passar pela Foz da Ribeira da Lapa e atravessar as aldeias de Casal dos Ferreiros, Atalaia Cimeira e Casal da Francisca.
km 00,000: Casal dos Ferreiros.
km 01,800: Foz da Ribeira da Lapa.
km 05,750: Percurso alternativo.
km 06,400: Miradouro.
km 09,100: Atalaia Cimeira.
km 10,830: Casal da Francisca.
km 11,150: Casal dos Ferreiros.
Envolvência: Trata-se de um percurso florestal que percorre a margem direita da albufeira da barragem da Bouçã.
Utilização: Percurso de pequena rota e com um grau de dificuldade médio/baixo. Pode ser realizado tanto a pé como de Bicicleta ou a cavalo.
Piso e sinalização: O piso é todo ele em terra batida, com excepção de pequenos segmentos junto das povoações que atravessa, onde prevalece o alcatrão ou empedrado. Todo o Percurso está devidamente sinalizado com sinalética específica para percursos pedestres.
Declive: Sem declives acentuados, no entanto, desce em direcção à albufeira e sobe ligeiramente em direcção à aldeia de Casal dos Ferreiros.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Pedrógão Grande
Apoios: GeoTagXplorer

placosta

portugalimmo.eu

+ Haraldo

+ Joao Marques

+ Esfera Real Lda

Notas: A pouco mais de meio do caminho vai encontrar sinalética que indica a existência de um Percurso alternativo que, atalha caminho e encurta a Ecovia em quase 2 quilómetros e meio.
 
Utilização
Caminhada Bicicleta Cavalo
 
Site
Página Oficial dos Percursos Pedestres de Pedrógão Grande
 
Imagens
Imagens cedidas por ©GeoTagXplorer, ©placosta, ©portugalimmo.eu, ©Haraldo, ©Joao Marques, ©Esfera Real Lda e ©C. M. Pedrógão Grande
 
Google Maps
 
Mapa#
Mapa da Ecovia da Marginal da Albufeira da Bouçã
 
Declive
Declive
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 31.Julho.2013 às 20h05
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #