15,63 km
Ciclovia: Ecopista da Várzea da Rainha.
Início/Fim: Junto ao Posto de Turismo da Vila de Óbidos.
Fim/Início: No Parque de Estacionamento de Pérola da Lagoa, na Aldeia dos Pescadores.
Extensão: 15.630 metros.
Caracterização do Percurso: Aproveitando a limpeza do Rio Arnóia, o Município de Óbidos decidiu requalificar as suas margens e criar a Ecopista da Várzea da Rainha. Trata-se de um Percurso de Natureza, em piso de terra batida, caracterizado pela proximidade ao Rio e à Lagoa de Óbidos, ligando a Vila à Várzea da Rainha.

O Percurso começa junto ao Posto de Turismo, passa ao lado da Porta da Vila e desce a encosta do castelo até encontrar o Rio Arnóia. Aqui percorre as suas margens, em permanente contacto com a natureza, continua pelo lado Sul da Lagoa e termina na Aldeia dos Pescadores, junto à Praia do Bom Sucesso e da orla marítima.

Pontos de Interesse: A Vila de Óbidos é reconhecida pelas suas tradições históricas, em particular pelo famoso Mercado Medieval, evento realizado todos os anos no centro histórico da vila. Mas também pelo Festival Internacional de Chocolate, pela Óbidos Vila Natal, pelo aqueduto da Usseira, pelo castelo e muralha, pela lagoa, pelo licor, etc.

Ao longo do Percurso desfrute das paisagens naturais oferecidas pelo Rio e pela Lagoa. Aprecie a flora, a fauna e a avifauna utilizando os postos de observação existentes. Vai também passar por praias fluviais, parques de merendas e, atravessar as Aldeias da Lapinha e dos Pescadores.

km 00,13: Porta da Vila.
km 01,00: Linha do Oeste.
km 02,37: Ponte sobre o Rio Arnóia.
km 06,17: Foz do Rio Real.
km 07,75: Acesso às Ciclovias das Caldas da Rainha.
km 10,10: Parque de Merendas da Lagoa.
km 12,00: Ponte da Poça das Ferrarias.
km 14,20: Aldeia da Lapinha.
Envolvência: A maior parte deste Percurso de Natureza desenvolve-se na Várzea da Rainha, sempre ao longo das margens do Rio Arnóia e da Lagoa de Óbidos.
Utilização: Na zona da Vila o Percurso é partilhado. No restante da Ciclovia é proibida a circulação de qualquer veículo motorizado, sendo apenas permitidas as deslocações a pé e de bicicleta.
Piso e sinalização: Na Vila prevalece o empedrado e o alcatrão, no entanto, a maioria do Percurso é feito em "tout-venant" compactado. Está balizada com elementos de madeira. Foram contemplados painéis de localização e informativos sobre a fauna e flora da região bem como sobre a valorização ambiental. Conta também com locais de descanso e contemplação.
Declive: A Ecopista desce em direcção à Lagoa, mas sem declives acentuados.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Óbidos
Apoios: ClaudioLuz

Daniel_Sousa

Geraldo Salomão

pateb

darklaw

Francisco Colaço

+ fresquinho

+ Cicloturismo APFCG

+ Jose Caeiros

+ lelf

+ nrferreira

+ rapazao

Inauguração: O primeiro Percurso até à Lagoa, com cerca de 8 quilómetros, foi inaugurado em 5 de Junho de 2007, Dia Mundial do Ambiente. No mesmo dia do ano seguinte, o Percurso foi ampliado em mais 2,5 quilómetros pelas margens da Lagoa e, mais recentemente a Ecopista foi prolongada até ao Bom Sucesso, em mais cerca de 5 quilómetros.
Ampliação da Ciclovia: É intenção da Autarquia fazer a ligação deste Percurso às Ciclovias das Caldas da Rainha.
 
Utilização
Caminhada Bicicleta Veículos Motorizados
 
Site
Página Oficial da Ecopista da Várzea da Rainha
 
Imagens
Fotografias cedidas por ©ClaudioLuz, ©Daniel_Sousa, ©Geraldo Salomão, ©pateb, ©darklaw, ©Francisco Colaço, ©fresquinho, ©Cicloturismo APFCG, ©Jose Caeiros, ©lelf, ©nrferreira e ©rapazao
 
Google Maps
 
 
Google Eart#
 
 
Declive
Declive
Página actualizada pela última vez em: 02.Maio.2013 às 20h03
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 02.Maio.2013
2008- | ©ciclovia.pt