13,5 km
Ciclovia: Ciclovia das Águas.
Início/Fim: Barragem do Rio Arnóia.
Fim/Início: No Complexo Desportivo de Óbidos, junto ao Aqueduto da Usseira.
Extensão: 13.500 metros.
Caracterização do Percurso: A Ciclovia das Águas foi construída no seguimento de um estudo sobre a água em todo o concelho de Óbidos, o circuito das águas. Pretendeu-se do ponto de vista do desenvolvimento rural e do lazer em ambiente rural, fazer a ligação entre a barragem do Arnóia e a lagoa de Óbidos, passando por Casais Brancos, pelo aqueduto da Usseira e pela Vila, utilizando esta Ciclovia e a Ecopista da Várzea da Rainha como vias de comunicação.

Para o efeito a Autarquia procedeu à abertura de novos caminhos e ao melhoramento dos caminhos florestais e rurais já existentes.

Pontos de Interesse: A Vila de Óbidos é reconhecida pelas suas tradições históricas, em particular pelo famoso Mercado Medieval, evento realizado todos os anos no centro histórico da vila. Mas também pelo Festival Internacional de Chocolate, pela Óbidos Vila Natal, pelo aqueduto da Usseira, pelo castelo e muralha, pela lagoa, pelo licor, etc.

Neste Percurso aprecie a paisagem natural oferecida pela albufeira do Arnóia, bem como os vários Miradouros e Parques de Merendas que vai encontrar, desde a albufeira até à Vila. Particular destaque para o Aqueduto da Usseira que vai acompanhar ao longo dos últimos mil metros da Ciclovia, no Vale da Água.

Envolvência: A Ciclovia desenvolve-se a Nascente da Vila, numa área marcadamente rural e florestal. Começa na Albufeira do Rio Arnóia e termina no Aqueduto da Usseira, depois de cruzar um sem número de pequenos rios e ribeiros.
Utilização: Parte deste Percurso partilha caminhos rurais utilizados pela população local. No restante é proibida a circulação de qualquer veículo motorizado, sendo permitida a deslocação apenas a pé e de bicicleta.
Piso e sinalização: Alguns dos caminhos já existentes estão pavimentados com alcatrão ou empedrado. O restante dos caminhos florestais é em saibro consolidado.
Declive: A Ciclovia é um pouco acidentada, com algum sobe e desce, atingindo a altitude máxima em Casais das Quebradas, já próximo do fim do Percurso.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Óbidos
Apoios: Arlindo Sequeira

Norberto Henriques

Daniel_Sousa

+ rapazao

+ ClaudioLuz

Inauguração: Entrou em funcionamento no primeiro semestre de 2008.
 
Utilização
Caminhada Bicicleta Veículos Motorizados
 
Imagens
Fotografias cedidas por ©C. M. Óbidos, ©Arlindo Sequeira, ©Norberto Henriques, ©Daniel_Sousa, ©rapazao e ©ClaudioLuz
 
Google Maps
 
 
Google Eart#
 
 
Declive
Declive
Página actualizada pela última vez em: 02.Maio.2013 às 20h01
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 02.Maio.2013
2008- | ©ciclovia.pt