7,64 km
Ciclovia: Ciclovia da ER242-2.
Início/Fim: Na Rua de S. Pedro (ER242-2), em Guarda Nova.
Fim/Início: Na Praceta do Pinhal do Rei, em S. Pedro de Moel, junto ao monumento de homenagem ao Rei Dom Dinis e Rainha Santa Isabel.
Extensão: 7.640 metros.
Caracterização do Percurso: A principal função desta Ciclovia é ligar a cidade ao mar. Atravessando o Pinhal de Leiria em direcção ao pôr-do-sol, esta extensa pista para bicicletas percorre, praticamente, toda a ER242-2 ligando o centro urbano da Marinha Grande à costa atlântica e às praias de S. Pedro de Moel.
Pontos de Interesse: Neste Percurso destacam-se locais de interesse ao nível do património natural e paisagístico, pois ao longo dos quase oito quilómetros desta Ciclovia vai atravessar todo o Pinhal de Leiria onde tem acesso a diversos Parques de Merendas e Percursos Pedestres (Volta dos Sete e Volta dos Cinco). Sensivelmente a meio do caminho, vai cruzar-se com o Observatório Astronómico de Pinhal do Rei.

Quando chegar ao mar aprecie a localidade balnear de S. Pedro de Moel e as muitas praias que banham a costa da Marinha Grande.

km 0,000: Guarda Nova.
km 2,340: Ponte de S. Pedro sobre a Ribeira de S. Pedro.
km 4,310: Observatório Astronómico de Pinhal do Rei (Alto dos Picotos).
km 7,640: S. Pedro de Moel.
km 8,420: Praia de S. Pedro de Moel.
Envolvência: Esta pista ciclável desenvolve-se, na totalidade da sua extensão, pelo interior do Pinhal de Leiria - Pinhal do Rei, elemento Natural que caracteriza esta Ciclovia.
Utilização: Pista para velocípedes partilhada com os peões. É ainda permitida a circulação de skates, trotinetas e patins. Interdita a veículos com motor.
Piso e sinalização: O piso é em asfalto, de cor natural, e está identificada, tanto com sinalização vertical como horizontal, pintada a branco no pavimento. A Ciclovia desenvolve-se do lado Norte da estrada, num canal dedicado, estando separada da via através de um lancil de cimento ou rails metálicos.
Declive: Desce ligeiramente em direcção ao mar, mas sem declives acentuados.
Entidade responsável: Câmara Municipal da Marinha Grande
Apoios: José Garcia

João Gomes Arouca

Vasco Jorge R. da Silva

+ Abílio Martins

+ Gil Reis

+ Milu

Notas: Em S. Pedro de Moel tem acesso às Ciclovias da Estrada Atlântica (Praia da Vieira e Água de Madeiros).
 
Utilização
Caminhada Bicicleta Patins Trotineta
Interdita a Veículos Motorizados
 
Imagens
Imagens cedidas por ©José Garcia, ©João Gomes Arouca, ©Vasco Jorge Rosa da Silva, ©Abílio Martins, ©gilreis, ©Milu e ©C. M. Marinha Grande
 
Google Maps
 
 
Mapa#
Mapa da Rede de Ciclovias da Marinha Grande
 
Declive
Declive
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 11.Agosto.2013 às 10h20
VOLTAR  
2008- | ©ciclovia.pt #