Bicycle routes in the municipality of LEIRIA
Ciclovias de Leiria (Bicycle routes in the municipality of LEIRIA)
 
Ciclovias do Rio Lis Percursos de Leiria Ciclovias de Porto Moniz
 
Ciclovia da Avenida 25 de Abril

VARIANTE DOS CAPUCHOS

(Brevemente)

Todas as Ciclovias de Leiria, no Google Maps

Desde há muito que o Município de Leiria elaborou o seu Projecto de Mobilidade Sustentável donde se destaca a promoção dos modos suaves, tendo a bicicleta como alternativa modal. Dentro deste conceito é estabelecido o projecto de criação da Rede Ciclável para a Cidade de Leiria, com particular realce para o aproveitamento das obras do Programa Polis como uma das formas de consecução destes objectivos. A Autarquia pretende, deste modo, tornar o Concelho mais acessível e amigo do ambiente, incentivando os munícipes a utilizarem a bicicleta, quer nos seus momentos de lazer quer como meio de transporte para as deslocações casa/trabalho ou casa/escola.

Assim surgiram as primeiras vias cicláveis de Leiria - as Ciclovias do Rio Lis, "ocupando" o centro da cidade com nove Percursos que têm em comum, e principal característica, o facto de se desenvolverem ao longo de ambas as margens do Rio Lis, numa extensão superior a oito quilómetros.

Posteriormente, a Autarquia Local também contribuiu com a sua quota parte para a conclusão da Ciclovia da Estrada Atlântica, ao construir o Percurso Leiriense que une os Concelhos vizinhos de Pombal e Marinha Grande, através da estrada da costa.

Mais recentemente, e continuando a aposta do Município na Mobilidade Suave, entraram em funcionamento as Ciclovias de Porto Moniz, um conjunto de pistas cicláveis que interligam diversas infra-estruturas académicas, escolares e comerciais.

Entretanto, a Câmara Municipal de Leiria mantém em execução o seu Projecto de Mobilidade Sustentável com a construção da recente Ciclovia da Avenida 25 de Abril, bem como com a implementação de Ciclovias nos novos arruamentos da cidade, nomeadamente na Variante dos Capuchos.

Fonte: C. M. de Leiria
 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #