25,0 km

CICLOVIA

Percurso de BTT 2.

Localização

Serra Pequena e Serra de Alvaiázere.

Extensão

25 km.

Caracterização do Percurso

Em mais um Percurso de BTT, este já mais acessível a qualquer desportista desta modalidade - Grau de Dificuldade Média - pode encontrar-se mais uma vez a omnipresente serra de Alvaiázere.

Iniciando o percurso no sopé da serra, encontra-se o lugar da Boca de Mata, seguindo-se a Aldeia e o lugar do Bofinho. Entrando neste último lugar, inicia-se um trilho pelo meio do Olival até ao estradão que vem do Vale da Couda até Bouxinhas, onde se inicia a descida para o Olho do Tordo.

Posteriormente percorre-se um estradão até praticamente ao Lugar de Marques, um dos mais belos sectores deste Percurso, onde se passa através dos campos de Lapiás           Lapiás é uma formação típica de relevos cársticos, produzida pela dissolução superficial de rochas calcárias ou dolomíticas.
          Lapiás, juntamente com dolinas, cenotes, cones e vales cársticos, formam a porção externa do relevo cárstico.
          Os Lapiás são fracturas nas rochas superficiais que se expandem através da dissolução da rocha, resultando em grandes canais que sulcam as rochas horizontal ou verticalmente, bem como campos de rochas de grandes dimensões, isoladas entre si e com diversos tipos de caneluras, franjas e furos superficiais. Em alguns casos, ocorrem apenas depressões ao longo da superfície da rocha, que não chega a ser fragmentada.
          Os Lapiás são formados inicialmente pela dissolução da rocha na interface com o solo em que fendas são abertas. Após a erosão da camada superficial de solo, as rochas são expostas e a dissolução da rocha continua a expandir as fendas. Eventualmente as rochas são completamente separadas e formam campos de rochas niveladas ou padrões de sulcos e gretas. Solo e vegetação podem preencher os espaços entre rochas.

                     Fonte: Wikipédia
sendo que a meio caminho se situa um dos campos de megalapiás de maior dimensão do maciço de Sicó.

A parte final do Percurso é feita em redor do lugar de Zambujais, onde reencontramos de novo a depressão fluviocársica de Alvaiázere.

Fonte: C. M. de Alvaiázere

Links

Câmara Municipal de Alvaiázere

Notas

Estes Percursos de BTT estão ainda a ser sinalizados no terreno, durante o ano de 2009.

 
Mapa
 
 
 
Imagens cedidas pela ©C. M. de Alvaiázere
 

▪ Patrocínio

 

Esta página foi actualizada pela última vez em:

23-Outubro-2010 às 20h57

« Voltar

2008 © ciclovia.pt - Termos de Utilização