Bicycle routes in the municipality of FIGUEIRA DA FOZ
Ciclovias da Figueira da Foz (Bicycle routes in the municipality of FIGUEIRA DA FOZ)
 
PRAIASFORTALEZAMARGINAL
 
RODOVIA1º DE MAIOOÁSIS
 
MARINASUL

PASSADIÇOS

(Brevemente)

 
 MONDEGO 
 

EUROVELO

(Brevemente)

Desde há muito que a Câmara Municipal da Figueira da Foz apostou na mobilidade suave com a construção de três Ciclovias no centro urbano e mais uma a caminho das praias de Lavos.

Posteriormente, e aproveitando as obras de requalificação urbana levadas a cabo no centro da cidade, a Autarquia Local construiu mais cinco Ciclovias que se interligam e dão continuidade às existentes, constituindo assim a Rede Ciclável Municipal com quase 11 quilómetros de extensão.

Entretanto, o Município Figueirense tem em agenda vários projectos. O mais antigo consta da possibilidade de construção de uma Ciclovia ao longo da Rua da Praia, ligando a povoação de Quiaios ao mar. Outro trata da adaptação do Parque das Abadias por forma a integrar o corredor ciclável, pelo interior da cidade, que unirá as Ciclovias da marginal atlântica com as da marginal ribeirinha. Outro projecto de mobilidade suave deste Município, consiste em fazer a ligação ciclopedonal de Buarcos à zona de Quiaios, através de uma nova Ciclovia costeira que passará pelo interior da desactivada fábrica da Cimpor.

Mais recentemente, a Autarquia Local criou um novo passadiço de madeira, para circulação pedonal e ciclável, sobre o areal das praias da frente marítima, que une, transversalmente, todos os outros passadiços já existentes. Construiu, também, o prolongamento das Ciclovias da Rodovia Urbana, na Avenida Mário Soares, concluindo a união com a Ciclovia da Marginal Atlântica.

Actualmente, a Câmara Municipal incrementou um projecto antigo, da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (e em conjunto com os Municípios de Montemor-o-Velho e Coimbra), ao construir mais alguns Percursos da Ciclovia do Mondego no Concelho, obra que ligará a Cidade dos Estudantes à Figueira da Foz e ao Atlântico, através de corredores ribeirinhos, numa extensão superior a 46 quilómetros.

Também o Eurovelo 1 - Rota da Costa Atlântica não foi esquecido, pois a Autarquia Figueirense pretende fazer parte integrante deste grande projecto nacional e vai avançar com a construção dos respectivos Percursos ao longo da costa, criando assim a união entre os Concelhos vizinhos de Cantanhede e Pombal.

Mais recentemente, no dia 24 de Janeiro de 2020, a Câmara Municipal inaugurou o seu serviço de bicicletas públicas partilhadas, as Figas! O Sistema de Bicicletas Partilhadas da Figueira da Foz - Figas, disponibiliza 40 bicicletas elétricas, 25 convencionais e 7 estações de parqueamento.

Fonte: Câmara Municipal da Figueira da Foz
Fonte: CIM RC - Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
Em 30 de Janeiro de 2020

Brevemente, todos os Percursos estarão online.

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #