0,930km
Ciclovia: Ciclovias da Rua Pedro Nunes.

Ciclovia de Coimbra.

Início/Fim: A Ciclovia começa a Poente, na Rua Pedro Nunes, mesmo ao lado das Residências Universitárias da Quinta da Nora.

Sensivelmente a meio desta Ciclovia, faz uma ligação para Norte, ao Parque Linear do Vale das Flores e respectiva Ciclovia.

GPS: 40° 11' 33.87" N,  8° 24' 49.65" W

Fim/Início: Termina a Nascente, na Rua Pedro Nunes, junto à Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e ao Conservatório de Música.

GPS: 40° 11' 35.42" N,  8° 24' 27.73" W

Extensão: 930 metros.
Caracterização do Percurso: Mais um conjunto de Percursos da nova Ciclovia de Coimbra, que aqui percorre a Rua Pedro Nunes, ao mesmo tempo que faz a ligação ao Parque Linear do Vale das Flores e à futura Ciclovia que está a ser construída na sua envolvente.

Constitui-se por várias Ciclovias, umas unidireccionais em ambos os sentidos da artéria rodoviária, outras bidireccionais, que permitem a interligação suave entre vários estabelecimentos de ensino, bem como às Residências Universitárias da Quinta da Nora.

Pontos de Interesse: Esta Ciclovia une muitos e diversos espaços públicos da cidade de Coimbra. Começa junto ao Instituto Pedro Nunes e às Residências Universitárias da Quinta da Nora. Passa pelo ISEC - Instituto Superior de Engenharia e pelo Teatrão - Oficina Municipal de Teatro. Termina ao lado da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e do Conservatório de Música de Coimbra.

Mais para Norte, passa ao lado do Quartel dos Bombeiros Sapadores de Coimbra e une-se ao Parque Linear do Vale das Flores e às Ciclovias que ali passam. Muito próximo, fica o Centro de Saúde Norton de Matos e uma grande superfície comercial.

Envolvência: A Ciclovia desenvolve-se na zona Sul da cidade, na margem direita do Rio Mondego, numa área caracterizada pelos muitos serviços e estabelecimentos de ensino.
Utilização: Todos os Percursos que constituem esta Ciclovia desenvolvem-se em canal dedicado, ora no espaço da artéria rodoviária, ora paralelos aos corredores pedonais, pelo que devem ser utilizados apenas por Bicicletas e outros modos suaves de locomoção.
Piso e sinalização: O pavimento utilizado é o betuminoso, rolante, de cor vermelha, quando os Percursos se desenvolvem na área dos passeios pedonais. O asfalto é o piso utilizado nas ligações e no Percurso unidireccional da Rua dos Bombeiros Sapadores, sentido Norte - Sul.

Apresenta sinalização vertical de Ciclovia e, horizontal com a tradicional bicicleta deitada e setas indicadoras de sentido, pintadas a branco no pavimento.

Declive: Sem declives, Percursos completamente planos.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Coimbra
Apoios: Nuno Guerreiro

Fernando Jorge Lima

Vasco Soares Ribeiro

Inauguração: Esta Ciclovia foi inaugurada no dia 4 de Julho de 2020, durante as comemorações do Dia da Cidade de Coimbra, conjuntamente com as Ciclovias das Avenidas de Conímbriga e do Cónego Urbano Duarte.
Notas: No ponto mais a Norte, faz a ligação à Ciclovia do Parque Linear Vale das Flores.

Brevemente ligar-se-á, também, à futura Ciclovia do Vale das Flores.

 
Utilização/Use
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
Página actualizada pela última vez em: 05.Setembro.2020
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 05.Setembro.2020
2008- | ©ciclovia.pt #