Caminhos de Santiago
Caminho Central Português
0,892km
Ciclovia: Ciclovia da Ponte Pedonal e Ciclável sobre o Rio Mondego.

Ciclovia de Coimbra.

Caminho de Santiago: Caminho Central Português.
Início/Fim: A Ciclovia começa na Rua do Arnado, em plena Baixa Citadina, na margem direita do Rio Mondego - no sentido do Caminho de Santiago.

GPS: 40° 12' 47.04" N,  8° 26' 5.83" W

Fim/Início: Termina na Avenida de Conímbriga, na margem esquerda do Rio Mondego, a poucos metros do Açude-Ponte, exactamente, onde começa a Ciclovia da Avenida de Conímbriga.

GPS: 40° 12' 50.63" N,  8° 26' 27.89" W

Extensão: 892 metros.
Caracterização do Percurso: A Ciclovia une as duas margens do Rio Mondego, na zona da Baixa Citadina. Começa na Rua do Arnado e dirige-se para o Rio, que atravessa na nova Ponte Pedonal e Ciclável sobre o Rio Mondego.

A travessia foi acrescentada ao tabuleiro inferior do Açude-Ponte, a montante desta infraestrutura. Tem cerca de 165 metros de comprimento e 2,40 metros de largura.

A Ponte faz parte da estratégia Municipal que visa aproximar as duas margens do Mondego e “melhorar a imagem do rio” e dos Caminhos de Fátima e de Santiago.

Pontos de Interesse: Logo no início da Ciclovia, vai passar ao lado de várias unidades hoteleiras da cidade. De seguida, atravessa a linha ferroviária que liga a Estação CP de Coimbra B à estação CP de Coimbra Cidade, do Ramal da Lousã.

Chegados á margem direita do Rio Mondego, tem à sua disposição a nova Ponte Pedonal e Ciclável, para fazer a travessia do rio de forma suave e segura, mesmo ao lado (montante) do Açude-Ponte.

km 0,000: Início: Rua do Arnado.
km 0,170: Rua Abel Dias Urbano: Hóteis.
km 0,371: Cuidado! Cruzamento com o Ramal Ferroviário da Lousã.
km 0,490: APA - Administração da Região Hidrográfica do Centro.
km 0,603: Ligação às Ciclovias de Coimbra B.
km 0,616: Ponte Pedonal e Ciclável sobre o Rio Mondego.
km 0,903: Fim: Avenida de Conímbriga - ligação à Ciclovia da Avenida de Conímbriga.
Envolvência: A Ciclovia percorre parte da Baixa Citadina, mas é o Rio Mondego, aqui, o elemento principal, que é transposto através da Ponte Pedonal e Ciclável.
Utilização: Enquanto a Ponte Pedonal e Ciclável é de utilização partilhada com os peões, os restantes Percursos são em canal dedicado às Bicicletas e outros modos suaves de locomoção, pese embora se desenvolvam na área dos passeios pedonais.
Piso e sinalização: O pavimento utilizado, maioritariamente, é o betuminoso pintado de vermelho. Na Ponte Pedonal e Ciclável, toda a travessia é feita sobre piso em metal. Apresenta sinalização vertical de Ciclovia e, horizontal com a tradicional Bicicleta deitada, pintada a branco no pavimento.
Declive: Ciclovia praticamente plana, subindo/descendo ligeiramente, apenas nos acessos à Ponte Pedonal e Ciclável.

Grau de Dificuldade: Sem qualquer dificuldade.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Coimbra
Apoios: Nuno Guerreiro
Inauguração: A Ponte Pedonal e Ciclável sobre o Rio Mondego, do Açude-Ponte, foi aberta ao público no dia 15 de Setembro de 2017.
Notas: No acesso à Ponte Pedonal e Ciclável, na margem direita do Rio Mondego, liga-se às Ciclovias de Coimbra B.

Esta travessia ciclável do Rio Mondego, faz parte da grande Ciclovia de Coimbra que, liga o Choupal à Portela ao longo das duas margens do Rio Mondego.

 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Caminhada/Caminante/Pedestrian Interdito a Veículos Motorizados/Prohibido para Vehículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 25.Outubro.2020
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 26.Julho.2020
2008- | ©ciclovia.pt #