3,593 km
Ciclovia: Ciclovias do Parque Verde do Mondego.
Localização: O Parque da Cidade de Coimbra, Parque Verde do Mondego, ocupa as duas margens do Rio Mondego, entre as pontes de Santa Clara e Rainha Santa Isabel.

GPS margem esquerda:  40°12'3.60" N,  8°25'45.63" W
GPS margem direita:  40°12'7.08" N,  8°25'31.26" W

Extensão: 3.593 metros.
Caracterização do Percurso: As Ciclovias são os corredores pedonais, do parque, partilhados entre os peões e as Bicicletas.

O Parque divide-se em duas infraestruturas com valências distintas, uma em cada margem do Rio Mondego, unidas pela Ponte pedonal Pedro e Inês. Ao todo são cerca de 400.000 m2 totalmente dedicados ao lazer, num amplo espaço verde ribeirinho que conta com quase 4 quilómetros de Percursos cicláveis.

Na margem direita, o corredor principal do parque tem cerca de 600 metros de extensão e atravessa todo o espaço verde, guiando os utilizadores até ao centro do Parque da Cidade e à Ponte pedonal Pedro e Inês.

Pontos de Interesse: O Parque da Cidade de Coimbra apresenta diversas valências. Para além do próprio espaço verde e das Ciclovias, disponibiliza o Pavilhão Centro de Portugal, um Posto de Turismo, um Parque Infantil, esplanadas, acessos ao rio, etc.

Uma ponte pedonal sobre o Rio Mondego - Ponte pedonal Pedro e Inês - une os dois jardins.

Na margem esquerda pode usufruir do cais fluvial, de um novo e amplo areal, das Piscinas do Mondego e do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra. Pode ainda apreciar as ruínas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Envolvência: As Ciclovias estão totalmente inseridas no espaço público do Parque Verde do Mondego, nas margens do rio, por entre jardins e espaços de lazer.
Utilização: Trata-se de um conjunto de corredores partilhados pelos peões e pelas Bicicletas, que dependendo do pavimento, podem ser também utilizados por outros meios de locomoção suave.
Piso e sinalização: O pavimento utilizado é diverso, como saibro compactado, empedrado, betuminoso ou passadiços de madeira.
Declive: Ciclovias praticamente planas. É necessário superar um pequeno desnível para atravessar a Ponte Pedro e Inês, entre margens. Sem qualquer dificuldade.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Coimbra
Apoios: Bruno Esteves

CaminoUli2009

Mario Vásconez

José Garcia

+ André Barragon

+ CidonioRinaldi

+ RF Rumbao

+ Luís Paiva Boléo

Inauguração: O Parque da Cidade entrou em funcionamento em Junho de 2004, enquanto que a Ponte pedonal Pedro e Inês, que une os dois espaços verdes, foi inaugurada no dia 26 de Novembro de 2006.
Notas: Futuramente, este conjunto de Percursos cicláveis vão unir-se, e dar continuidade, a outras duas novas Ciclovias.

Na margem esquerda do Mondego, e a jusante, à futura Ciclovia da Avenida de Conimbriga. Na margem direita do rio, e a montante, à futura Ciclovia da Avenida Cónego Urbano Duarte.

 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
Site
Página Oficial do Parque Verde do Mondego
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 03.Junho.2020
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #