MONDEGO Bike Path
5,324 km
Ciclovia do Mondego (MONDEGO Bike Path)
 
ESTAÇÃO

VILA VERDE

(Brevemente)

MONTEMOR-O-VELHO

(Brevemente)

 

COIMBRA

(Brevemente)

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM/BM) decidiu há vários anos criar um projecto de mobilidade suave que haverá de ligar a cidade de Coimbra à Figueira da Foz e à costa atlântica, utilizando as margens do Rio Mondego como via estruturante.

Os Concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz aderiram a este projecto intermunicipal e iniciaram já a construção de diversos Percursos que futuramente constituirão a Ciclovia do Mondego com uma extensão de cerca de 46 quilómetros.

A Ciclovia do Mondego tem início, a jusante, junto à Estação de Caminhos de Ferro da Figueira da Foz, na zona leste da cidade, com um Percurso criado antes de 2006. Mais tarde, este Percurso foi prolongado e, actualmente a Autarquia Figueirense está a construir a sua extensão até à freguesia de Vila Verde.

O traçado restante desta via continua junto ao dique de contenção do leito central do Mondego e daí em diante, a caminho de Montemor-o-Velho, a Ciclovia estende-se ao longo do canal de rega da margem direita, passando do leito central para o chamado “leito abandonado” do rio - entre Montemor-o-Velho e a povoação de Ereira - em direcção ao Centro Náutico, onde já existe um pequeno Percurso construído, com pouco mais de 600 metros, o primeiro Percurso de Montemor-o-Velho. A Ciclovia volta a unir-se ao Mondego na zona da ponte de Formoselha, seguindo até à Ciclovia de Coimbra B, em Coimbra, onde termina.

O projeto engloba uma plataforma de circulação de bicicletas junto ao rio, com 2,6 metros de largura, cinco pontes revestidas a painéis de madeira, 18 ligações a Estações e Apeadeiros do caminho-de-ferro e espaços de paragem ao longo do Percurso.


Fonte: CIM BM - Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego
Fonte: CIM RC - Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
Fonte: Câmara Municipal da Figueira da Foz
Fonte: Lusa Agência de Notícias de Portugal
Em 23 de Dezembro de 2019

Brevemente, todos os Percursos estarão online.

 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #