0,235km
Ciclovia: Ciclovia do Fontelo.
Início/Fim: A Ciclovia começa na Alameda Messias Fuschini, junto à Rotunda do Sátão, rotunda de homenagem ao Fado Hilário.

GPS: 40°39'43.65" N,  7°54'17.09" W

Fim/Início: Termina na Rua Dr. Aristides Sousa Mendes, em frente à entrada principal do Parque Desportivo e da Mata do Fontelo.

GPS: 40°39'39.31" N,  7°54'8.93" W

Extensão: 235 metros.
Caracterização do Percurso: Trata-se aqui de uma pequena Ciclovia, que resulta, também, de mais uma nova infraestrutura do Programa Polis Viseu, que desta vez percorre toda a Alameda Messias Fuschini.

Deste modo, cria, assim, um acesso privilegiado, em modos suaves, ao Parque Desportivo e à Mata do Fontelo.

Pontos de Interesse: A Ciclovia começa junto à Rotunda do Sátão onde pode apreciar um conjunto escultórico de arte contemporânea, de homenagem ao Fado Hilário e ao fadista, filho da terra. Também no começo, a Ciclovia situa-se entre o Recinto da Feira Semanal e a Estação Agrária de Viseu.

No fim, a Ciclovia permite o acesso ao grande espaço Natural da cidade de Viseu, a área protegida da Mata do Fontelo. Este espaço verde caracteriza-se pela grande área de floresta e interessante biodiversidade. Também pelas diversas valências que oferece, nomeadamente, o Solar do Vinho do Dão e o seu Jardim e, o Parque Desportivo de Viseu, com diversas infraestruturas de desporto, entre elas. o Estádio Municipal, as Piscinas, o Skate Parque, etc.

Envolvência: A Ciclovia situa-se numa artéria rodoviária da periferia da cidade, junto à Mata do Fontelo.
Utilização: Esta é uma Ciclovia que se desenvolve em canal dedicado, sendo de utilização exclusiva para Bicicletas e outros modos suaves de locomoção.
Piso e sinalização: O piso é rolante, em betuminoso pintado de verde. Apresenta sinalização rodoviária vertical, de uso exclusivo de Ciclovia.
Declive: Sem declives, totalmente plana. Sem qualquer dificuldade.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Viseu
Apoios: Luís Loureiro

Fernando Jorge Lima

Inauguração: Como se trata de mais uma obra do Polis Viseu, a Ciclovia foi inaugurada no dia 4 de Agosto de 2008.
Notas: Na Rotunda do Sátão, liga-se às Ciclovias da Cidade, criando assim, um corredor ciclável transversal e contínuo, entre a Ecopista do Dão, a Poente, e a Mata do Fontelo, a Nascente.
 
Utilização/Use
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
Página actualizada pela última vez em: 19.Julho.2020
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 19.Julho.2020
2008- | ©ciclovia.pt #