17,925 km
Ciclovia: Percurso de Viseu.

Ecopista do Dão.

Início/Fim: Em Viseu, no acesso Poente ao Parque Urbano da Aguieira, junto à Rua Ponte da Azenha.

GPS: 40º 39' 47.5"N  -   7º 55' 35.5"W

Fim/Início: A meio do Túnel de Parada (Santa Catarina), logo após a Estação da CP de Farminhão.
Extensão: 17.925 metros.
Caracterização do Percurso: Este é o primeiro Percurso, ou Percurso Vermelho, dos três que constituem a Ecopista do Dão. Começa praticamente no centro da cidade de Viseu, em pleno Parque Urbano da Aguieira, e prolonga-se até aos limites do concelho, a Sul.

Porque aproveita o antigo canal ferroviário, proporciona aos visitantes extraordinárias paisagens enriquecidas pelo meio ambiente e património cultural e histórico que a envolvem do princípio ao fim. Em toda a sua extensão pode, ainda, usufruir dos diversos espaços de observação, de descanso e de apoio a quem utiliza a Ecopista.

Pontos de Interesse: São muitos os pontos de interesse que vai encontrar ao longo da Ecopista, nomeadamente aqueles que resultam da requalificação do antigo Ramal ferroviário. Encontrará diversas infra-estruturas pré existentes, como os edifícios dos Apeadeiros e Estações; os viadutos e as pontes, particularmente, a Ponte ferroviária de S. Martinho sobre a Ribeira de Mide, a Ponte da Ortigueira - ponte metálica ferroviária, de Eiffel, sobre a Ribeira de Asnes, ou Rio Asnes; e, ainda, o núcleo museológico de Torredeita.

Mas também, o Parque Urbano da Aguieira, a Ponte da Azenha, ponte romana sobre o Rio Pavia, e a Aldeia de Mosteirinho.

Envolvência: Por entre montes e vales, atravessando rios e povoações da típica paisagem da região de Dão Lafões. O traçado da Ecopista acompanha sempre o Rio Pavia, desde Viseu até ao túnel de Parada.
Utilização: É permitida a circulação a pé e de Bicicleta.
Piso e sinalização: O pavimento é em asfalto antiderrapante e todo o percurso está pintado de vermelho com o tracejado branco, no centro, para dividir a circulação nos dois sentidos. Existe sinalização específica, tanto Horizontal como Vertical.

Para além das marcas quilométricas, disponibiliza ainda painéis informativos sobre a Ecopista e sua envolvência. Sempre que a geografia do terreno obriga, ou a confluência com vias rodoviárias, optou-se pelo balizamento com elementos de madeira.

Declive: Porque se trata de uma antiga linha ferroviária não existem declives acentuados, no entanto o Percurso é, praticamente, sempre a descer em direcção a Tondela.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Viseu
Apoios: Cicloturismo APFCG
Inauguração: O primeiro Troço, até Figueiró, foi inaugurado a 21 de Abril de 2007. O restante teve inauguração no dia 1 de Julho de 2011.
Notas: Este Percurso prolonga-se para Sul em direcção ao Concelho vizinho de Tondela, donde, por sua vez, faz ligação a Santa Comba Dão.
 
Utilização
Bicicleta Caminhada
 
Site
Página Oficial do Percurso de Viseu - Ecopista do Dão
 
Fotogaleria
Fotogaleria
 
Google Maps
 
 
GPS
 
Declive
Gráfico de Altitude
 
Aluguer de Bicicletas
- VICICLETA, Vildemoinhos.
- Email: info@vicicleta.com
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 29.Agosto.2012 às 20h18
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt