3,613 km
Ciclovia: Ciclovias da Avenida D. Manuel I.
Início/Fim: Na Rotunda com as Avenidas 16 de Maio e Sá Carneiro.

GPS: N40 52 45.5 , W8 37 18.7

Fim/Início: Na Rotunda do Carregal, junto à Avenida da Régua.

GPS: N40 51 56.2 , W8 39 23.5

Extensão: 3.613 metros.
Caracterização do Percurso: Esta extensa Ciclovia transporta-nos desde a rotunda da Avenida Sá Carneiro até à Rotunda do Carregal, percorrendo quase toda a Avenida D. Manuel I (EN327), um dos principais acessos e porta de entrada/saída no Concelho, a partir do IC1.

Pelo caminho, ao longo de quase 4 quilómetros de via dedicada aos ciclistas, atravessa diversas valências industriais, comerciais, desportivas e de lazer e, ainda faz a ligação - de bicicleta - ao Centro Comercial através de uma pequena Ciclovia que termina no parque de estacionamento para motos e velocípedes.

Fonte: C. M. de Ovar
Pontos de Interesse: Logo no início, na rotunda com a Avenida Sá Carneiro, aprecie as esculturas de Paulo Neves alusivas a Ovar e ao Povo Vareiro. Seguindo pela Ciclovia vai passar pela Zona Industrial, pelo Arena João Gonçalves - o Pavilhão da Ovarense, pelo Centro Comercial, pelo Clube de Caça e Pesca de Ovar, pela Pousada da Juventude e pelo Clube de Ténis, isto tudo enquanto percorre o Pinhal das Dunas de Ovar, onde também tem acesso ao Trilho da Floresta.
Envolvência: Apesar do seu carácter urbano, quase toda a Ciclovia se desenvolve numa zona florestal - Pinhal das Dunas de Ovar, ainda pouco densificada.
Utilização: Considerando que se trata de uma pista para velocípedes, é permitida a circulação de bicicletas, trotinetas, patins e skates.
Piso e sinalização: O piso é em betuminoso colorido vermelho e apresenta sinalização vertical. A Ciclovia que se desenrola no lado interior, Sul, da estrada está delimitada fisicamente da artéria rodoviária por blocos de cimento, constituindo-se assim numa via segura para a circulação em bicicleta.
Declive: Praticamente plana, descendo ligeiramente em direcção à rotunda do Carregal.

Grau de Dificuldade: Dificuldade baixa.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Ovar
Inauguração: Entrou em funcionamento em 2005.
Notas: Na rotunda com a Avenida Sá Carneiro une-se à Ciclovia da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro. Na Rotunda do Carregal faz a ligação às Ciclovias da Avenida da Régua e da Avenida do Emigrante. Sensivelmente a meio do Percurso ainda permite o acesso ao Trilho (Pedonal) da Floresta.
 
Utilização/Use
Bicicleta/Bicycle Patins/Roller skate Trotineta/Scooter Skate
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
GPS #
GPS
 
Bicicletas de Uso Partilhado/Bike-sharing
BIA - Bicicleta Pública de Uso Partilhado Interurbana de Ovar
- ECOlinha: 800 204 679
 
Site
SIG Ovar
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 17.Abril.2014
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #