24,7 km
Ciclovia: Percurso de Torre de Moncorvo.

Ecopista do Sabor.

Início/Fim: Começa em Torre de Moncorvo, na passagem de nível da antiga linha ferroviária com a EN325.
Fim/Início: Termina pouco depois de Carviçais, junto à EN220.
Extensão: 24.700 metros.
Caracterização do Percurso: Utilizando uma antiga linha ferroviária, o Percurso de Torre de Moncorvo liga a sede do concelho à aldeia de Carviçais, palco do tradicional Festival Rock.

A Ecopista que se desenvolve em toda a sua extensão no sopé, Norte/Nascente, da Serra do Reboredo oferece uma nova Rota turística, ecológica e desportiva, vocacionada para o lazer.

Envolvência e Pontos de Interesse: Desfrute da excepcional paisagem do Vale do Sabor e da Serra do Reboredo fazendo uma pausa nos vários Miradouros disponibilizados ao longo de todo o percurso e aprecie as aldeias de Larinho, Carvalhal e Carviçais, atravessadas pela Ecopista.

Descubra o Convento Carmelo da Sagrada Família, de Torre de Moncorvo, as Minas do Carvalhal ou a Albufeira de Vale Ferreiros.

Utilização: A Ecopista está vocacionada para Passeios cicloturísticos, pedonais, patins e similares, não se admitindo o trânsito de veículos motorizados.
Piso e sinalização: A totalidade da via está coberta por sinalização vertical específica, bem como por placards informativos sobre a identificação e localização dos vários espaços da Ecopista.
Declive: No sentido Torre de Moncorvo - Carviçais a via sobe dos 391 metros até aos 630. Pelo meio tem um ligeiro ascendente até um máximo de 693 metros. De resto, e porque se trata de uma antiga linha ferroviária, não existem declives acentuados.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Torre de Moncorvo

Refer

Apoios: + Manuel Álvaro

+ Paulo Moreira

+ Abel M. Queirós

+ Rogério Santos

+ António Feijó

Inauguração: O primeiro Percurso até à Aldeia do Larinho foi inaugurado no Dia do Ambiente, 5 de Junho de 2006. Imediatamente a seguir foi concluído o traçado até ao lugar de Carvalhal. Prevê-se para breve a inauguração do restante percurso até Carviçais.
Ampliação da Ciclovia: Os municípios de Torre de Moncorvo e de Vila Nova de Foz Côa vão pedir a classificação da ponte rodoferroviária do Pocinho como Património Nacional, com o objectivo de vir a ser aproveitada para fins turísticos, nomeadamente o prolongamento da Ecopista até ao Pocinho.
 
Utilização
Bicicleta Caminhada Patins
 
Site
Página Oficial do Percurso de Torre de Moncorvo
 
Imagens
Fotografias cedidas por ©Manuel Álvaro, ©Paulo Moreira, ©Abel M. Queirós, ©C. M. de Torre de Moncorvo, ©Refer, ©Rogério Santos e ©António Feijó
 
Google Maps
 
 
Declive
Gráfico de Altitude da Ecopista do Sabor
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 24.Janeiro.2012 às 23h59
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt