15,178 km
Ciclovia: Ciclovia do Azibo.
Início/Fim: Na Praia da Ribeira.

GPS: 41.586300°N -6.905973°W

Fim/Início: Junto ao Núcleo Central da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo.

GPS: 41.558750°N -6.883751°W

Extensão: 15.178 metros.
Caracterização do Percurso: Trata-se de um Percurso de Natureza que acompanha a margem Sudoeste da albufeira, criando uma ligação ciclável, em terra batida, entre a Praia da Ribeira e o Núcleo Central da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo (PPAA).
Pontos de Interesse: A PPAA tem como objectivos a conservação da natureza e a valorização do seu património natural como pressupostos de um desenvolvimento sustentável e, ainda, a promoção do repouso, do lazer e do recreio ao ar livre em equilíbrio com a salvaguarda dos valores naturais.

Enquanto percorre as margens da albufeira vai deparar-se com a diversidade de fauna e flora que caracterizam a região e que qualificam o Azibo como área protegida de âmbito regional.

Dentro das valências disponibilizadas ao longo da Ciclovia, destacam-se a Praia da Ribeira e o Núcleo Central da PPAA, onde vai encontrar, também, o Museu de Arqueologia do Azibo. Na margem oposta, da albufeira, aproveite ainda a Praia da Fraga da Pegada, o Miradouro e a Estação de Biodiversidade de Santa Combinha. Próximo da Ciclovia, em Podence, visite a Casa do Careto e em Salselas, o Museu Rural.

Envolvência: Nesta Ciclovia a Albufeira do Azibo é o elemento central.
Utilização: Trata-se de um Percurso de Natureza integrado nos Trilhos do Azibo, a Rede de Percursos pedestres e Ciclovias da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo. É permitida a circulação a pé e de bicicleta.
Piso e sinalização: O piso é em saibro consolidado e, à semelhança dos Percursos pedestres, a Ciclovia está devidamente identificada com sinalização vertical e painéis informativos.
Declive: Porque se trata de um Percurso ribeirinho ao longo da margem, é praticamente plano e sem qualquer declive acentuado.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
Apoios: Carvalho Pereira

Mariano Abad

Voar Alto

antonioalmeida

+ LUÍS A. D. LIBERAL

+ Lu Félix

+ Rogério Santos

 
Utilização
 
Site
Site Oficial da Ciclovia do Azibo
 
Imagens
Fotografias cedidas por ©Carvalho Pereira, ©Mariano Abad, ©Voar Alto, ©antonioalmeida, ©LUÍS A. D. LIBERAL, ©Lu Félix, ©C. M. Macedo de Cavaleiros e ©Rogério Santos
 
Google Maps
 
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 02.Junho.2013 às 11h18
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt