1,71 km
Ciclovia: Ciclovia da Mãe d'Água.
Início/Fim: Na Rotunda do Caçador.
Fim/Início: Próximo da antiga Estação Ferroviária de Bragança.
Extensão: 1.710 metros.
Caracterização do Percurso: Com uma extensão de quase dois quilómetros, a Ciclovia da Mãe d’ Água assenta no antigo canal ferroviário da Linha do Tua. O Percurso inicial acompanha a nova Circular Interior de Bragança e, o restante desenvolve-se paralelo ao corredor pedonal que liga à antiga Estação de Comboios, actual Estação Rodoviária.

Esta obra integra-se no projecto Nova Mãe d'Água - Requalificação e Reintegração Urbana da Zona da Mãe d'Água, no âmbito do Programa Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração. Inclui a recuperação do antigo ramal ferroviário, que foi requalificado numa Ciclovia e, também, num corredor pedonal, com um aproveitamento paisagístico agradável, pois atravessa uma zona de grande densidade habitacional.

O Município de Bragança pretende com esta infra-estrutura promover a mobilidade, a saúde, o bem-estar e o convívio dos habitantes, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável.

Pontos de Interesse: O espaço envolvente da antiga Estação Ferroviária de Bragança é um excelente ponto de visita, onde pode apreciar os antigos equipamentos preservados e as instalações da Fundação Museu Nacional Ferroviário.

A cidade de Bragança oferece excelentes pontos de visita, particularmente, a Cidadela com o Castelo, as Portas da Vila, a Torre de Menagem e a Torre da Princesa, a Domus Municipalis, etc.

Envolvência: A Ciclovia desenvolve-se integralmente no canal ferroviário da antiga Linha do Tua, espaço que sofreu importantes obras de requalificação urbana.
Utilização: Porque se trata de uma Pista para Velocípedes é permitida a circulação de bicicletas, patins, trotinetas e skates.
Piso e sinalização: A Ciclovia com uma largura ampla tem o piso em betuminoso colorido vermelho. Os dois sentidos da via são separados por tracejado branco e identificados através de sinalização horizontal, também pintada a branco no pavimento.
Declive: A Ciclovia desce ligeiramente em direcção à Estação de Bragança, mas sem declives acentuados.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Bragança
Apoios: Manuel Álvaro

Cicloturismo APFCG

Inauguração: O primeiro Percurso, da Circular Interna de Bragança, foi inaugurado no dia 10 de Junho de 2011. Posteriormente, em 25 de Abril de 2012, entrou em funcionamento o restante Percurso, inserido no canal ferroviário.
Notas: Na rotunda do Caçador, a Ciclovia prolonga-se para Poente através do mais recente traçado da CIB - Circular Interna de Bragança.
Ampliação da Ciclovia: A Autarquia pretende, a breve prazo, fazer a ligação desta à Ciclovia do Fervença.
 
Utilização
Bicicleta Skate Patins Trotineta
 
Imagens
Fotografias cedidas por ©Manuel Álvaro, Cicloturismo APFCG e ©C. M. Bragança
 
Google Maps
 
 
Google Eart#
 
 
Declive
Declive
 
GPS
Página actualizada pela última vez em: 19.Julho.2013 às 20h10
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 15.Julho.2013  
2008- | ©ciclovia.pt #