28,740 km
Ciclovia: Percurso Cicloturístico do Vale do Corgo.
Início/Fim: Capela do Senhor, Vila Pouca de Aguiar.
Extensão: 28.740 metros.
Caracterização do Percurso: Este percurso tem início junto à Capela do Senhor, em Vila Pouca de Aguiar. Seguimos pela variante nascente, até desembocarmos na rotunda principal de acesso à sede do Concelho. Daqui, seguimos pelo antigo caminho-de-ferro, desactivado desde 1990.

O percurso leva-nos por vários lugares de singular beleza, Parada, Zimão, Gralheira e Tourencinho. Ao chegar a esta última localidade, imediatamente a seguir ao antigo apeadeiro, atravessamos a aldeia pelo interior do casario e seguimos pelo caminho empedrado que se dirige para as Ermidas dedicadas à adoração das imagens de Santa Luzia, do Senhor dos Milagres e de Nossa Senhora do Extremo.

Continuando o percurso, passamos pela casa florestal para, posteriormente, virarmos à esquerda e seguirmos pelo caminho de terra. À medida que vamos ganhando altitude, atravessando os bosques, podemos observar a magnífica paisagem sobre o Vale do Corgo.

O caminho florestal atravessa a EN212, onde continuamos por um caminho em terra que nos levará em direcção à Aldeia de Guilhado. Aí chegados, percorremos o interior do aglomerado, passando pela Capela, em direcção à EN212, novamente.

Já na estrada, viramos à direita para seguirmos pelo caminho de terra, de onde se avista a Capela de S. Jorge.

Pouco a pouco, vamos descendo até alcançarmos, uma vez mais, o centro urbano de Vila Pouca de Aguiar, onde teve início este belo Passeio.

Fonte: C. M. de Vila Pouca de Aguiar

Pontos de Interesse: As diversas povoações que o Percurso atravessa, nomeadamente, Parada, Zimão, Gralheira, Tourencinho e Guilhado.
Envolvência: Este é um Percurso que se desenvolve paralelo ao Rio Corgo, tanto no Vale do Corgo como na serra sobranceira, a Nascente.
Utilização: O Percurso Cicloturístico do Vale do Corgo destina-se a ser percorrido em Bicicleta (BTT), mas porque utiliza diversos caminhos públicos pode ser percorrido a pé ou a cavalo.
Piso e sinalização: Todo o itinerário está balizado com sinalização vertical específica, indicando a direcção a seguir. O piso é variado ao longo dos cerca de 29 quilómetros, desde o empedrado ao asfalto, passando pelos caminhos de terra nas zonas da serra.

Os primeiros quilómetros deste Percurso desenrolam-se na antiga Linha do Corgo.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar
Apoios: Dina Rodrigues

Zepenato

Pedro Borges

 
Utilização
Bicicleta Caminhada Cavalo
 
Imagens
Imagens cedidas por ©Dina Rodrigues, ©Zepenato, ©Pborges e ©C. M. de Vila Pouca de Aguiar
 
Google Maps
 
 
Declive
Gráfico de Altitude
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 27.Setembro.2011 às 23h59
« Voltar 2008 © ciclovia.pt - Termos de Utilização