22,620 km
Ciclovia: Percursos de Vila Pouca de Aguiar.

Ecopista da Linha do Corgo.

Início/Fim: Começa nos limites do concelho com Vila Real, ao PK 42,819, entre a Estação de Samardã e o Apeadeiro de Tourencinho.
Fim/Início: Termina no Penedo Madeiro, nos limites do concelho com Chaves, ao PK 68,282, entre os Apeadeiros de Sabroso e Loivos.
Extensão: 22.620 metros.
Caracterização do Percurso: No concelho de Vila Pouca de Aguiar a Ecopista é constituída por 3 Percursos. O Percurso Sul, entre os limites concelhios com Vila Real e a Rotunda da Anta; o Percurso de Pedras Salgadas, entre a Vila e Pedras Salgadas e, o Percurso Norte, entre a Rotunda da Torneira (Pedras Salgadas) e os limites concelhios com Chaves, no Penedo Madeiro.

Trata-se de um Percurso aprazível, paisagístico, cultural e turístico, que atravessa várias aldeias, onde também podemos encontrar antigos edifícios de apoio ao funcionamento da linha ferroviária, como estações e apeadeiros.

Fonte: C. M. de Vila Pouca de Aguiar
Pontos de Interesse: São inúmeros os pontos de interesse tocados pela Ecopista, nomeadamente a paisagem do Vale do Corgo e as aldeias de Tourencinho e Zimão.

Destaque natural para a Vila de Pedras Salgadas, conhecida pelas suas famosas Termas. Caracterizam-se pelas águas - provenientes de quatro nascentes de grande qualidade curativa - aconselhadas no tratamento de doenças do aparelho digestivo, colesterol e diabetes.

Envolvência: A Ecopista percorre o Vale de Aguiar. Ao longo de todo o traçado os campos agrícolas são uma constante, estando a Ecopista ladeada por vinhas e árvores de fruto em quase toda a sua extensão.
Utilização: Percurso pedonal partilhado com as bicicletas, onde também é permitido circular de patins, trotineta e skate. Proibido o trânsito de veículos motorizados.
Piso e sinalização: O Percurso entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas é em cimento, os outros dois são em betuminoso. Está devidamente sinalizada com sinalética vertical e dispõem de balizamento do antigo corredor ferroviário, bem como de novas protecções em zonas mais desamparadas. Os cruzamentos e acessos estão sinalizados, pintados de vermelho e protegidos com pilaretes.
Declive: De um modo geral pode considerar-se a Ecopista praticamente plana e sem declives acentuados. Sobe ligeiramente em direcção a Vila Pouca de Aguiar e desce, ligeiramente, em direcção a Chaves.

Grau de Dificuldade: Dificuldade Média.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar
Apoios: Rogério Santos

Mário Trindade

+ Ecobike
Inauguração: O primeiro Percurso a entrar em funcionamento, entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, foi inaugurado no dia 16 de Agosto de 2008, embora estivesse já em funcionamento desde 2005.

Os restantes, entraram em funcionamento em 2013.

Notas: A Sul liga-se ao Percurso de Vila Real e, a Norte, ao Percurso de Chaves.
 
 
Utilização/Use
Caminhada/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Patins/Roller skate Trotineta/Scooter
Skate Interdito a Veículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles
 
Imagens/Images
Fotografias cedidas por ©Rogério Santos, ©Mário Trindade e ©Ecobike
 
Google Maps
 
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em:   16.Outubro.2014
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #