4,862 km
Ciclovia: Ciclovia da Foz, do Rio Douro.

Início/Fim: Entrada marítima, Poente, do Parque da Cidade.

GPS: 41º 10' 13.84"N  :   8º 41' 12.36"W

Fim/Início: Na Foz da Ribeira da Granja, junto ao Observatório de Aves.

GPS: 41º 8' 53.08"N  :   8º 39' 13.26"W

Extensão: 4.862 metros.
Caracterização do Percurso: Desde o Parque da Cidade, a Ciclovia segue sempre paralela à marginal marítima e às Praias até à Foz onde, entrando pelo Rio Douro dentro, se prolonga até à Foz da Ribeira da Granja e ao Observatório de Aves, no Jardim do Calém.

São quase 5 quilómetros de via segura para percorrer as marginais atlântica e ribeirinha, da Invicta, e desfrutar da beleza paisagística que o Oceano Atlântico e o Rio Douro oferecem.

Ao mesmo tempo, faz a união entre as Ciclovias do Parque da Cidade e a Ciclovia da Foz da Ribeira da Granja, criando assim um anel ciclável, com vários quilómetros de extensão, na zona ocidental e marítima da cidade do Porto.

Pontos de Interesse: São muitos os pontos de interesse ao longo desta Ciclovia, comece pelo Parque da Cidade e, em direcção ao Douro, desfrute do melhor que a cidade oferece, o Castelo do Queijo, a Estação de Zoologia Marítima, as Praias, o Homem do Leme e o Molhe de Carreiros, o Castelo da Foz e os Molhes do Douro, a Cantareira, o Jardim do Cálem e o Observatório de Aves do Rio Douro.
Envolvência: As diversas praias da marginal marítima e o Rio Douro, o principal ex-líbris natural da Cidade Invicta, que acompanha parte do Percurso desta Ciclovia.
Utilização: A maior parte da sua extensão total, está assente num canal dedicado e de utilização exclusiva a Bicicletas. O restante do percurso é partilhado com os Peões.
Piso e sinalização: O piso utilizado varia ao longo do trajecto, sendo alguns troços em betuminoso pintado de verde ou vermelho, outros são duas linhas brancas contínuas paralelas. Em algumas zonas, a Ciclovia é partilhada com os Peões nos corredores pedonais. Em todo o traçado existe diversa sinalização, tanto Vertical como Horizontal.

Existem vários Parques de Estacionamento para Bicicletas, nomeadamente nos pontos de acesso das Praias.

Declive: Sem grandes declives ou com declives suaves, pois trata-se de um Percurso marginal ao mar e ao rio sendo, portanto, praticamente plana.
Entidade responsável: Câmara Municipal do Porto
Inauguração: 22 de Setembro de 2007.
Notas: No ponto de início, liga-se às Ciclovias do Parque da Cidade, e no fim, no Jardim do Cálem, intercepta com a Ciclovia da Foz da Ribeira da Granja.
 
Utilização
 
Fotogaleria
Fotogaleria
 
Google Maps
 
 
Google Eart#
 
 
GPS#
GPS
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 21.Outubro.2012 às 08h00
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt