2,129 km
Ciclovia: Ciclovia de Entre Quintas.
Início/Fim: Entrada Sul da Quinta de Santiago.
Fim/Início: Passeio marginal da Praia de Leça da Palmeira.
Extensão: 2.129 metros.
Caracterização do Percurso: Esta Ciclovia localiza-se na Freguesia de Leça da Palmeira e desenvolve-se paralela ao Cais Norte do Porto de Leixões.

Começa por utilizar uma das mais antigas Ciclovias do país - agora recuperada -, um largo corredor exclusivo para Peões e Bicicletas, situado entre as Quintas de Santiago e da Conceição e a Avenida Dr. Antunes Guimarães. Daqui, prolonga-se em direcção à Praia de Leça percorrendo todo o lado sul da Avenida, passando por baixo da Ponte Móvel, ao lado da Gare Marítima, do antigo Radar da APDL, do Castelo de Leça e da Marina de Leixões, para terminar no Passeio Marginal da Praia de Leça.

Pontos de Interesse: Para começar, a Quinta da Conceição e o Museu da Quinta de Santiago são locais de visita obrigatória. Também a A Marina de Leixões e o Castelo de Leça (Forte de Nossa Senhora das Neves) com todo o casario envolvente merecem, por certo, uma visita.
Envolvência: As Quintas de Santiago e da Conceição, por um lado, e o Porto de Leixões e a Praia de Leça, por outro, caracterizam a paisagem desta Ciclovia.
Utilização: Só é permitido o trânsito de Bicicletas.
Piso e sinalização: A Ciclovia, pintada a vermelho no asfalto, está delimitada da via rodoviária através de um traço branco contínuo e pilaretes separadores. Possui sinalização Horizontal e Vertical. Situada numa via rodoviária de sentido único, pode ser percorrida nos dois sentidos.
Declive: Como a Ciclovia se desenvolve paralela ao Porto de Leixões, o declive é praticamente nulo.
Inauguração: Em Outubro de 2008 entrou em funcionamento o primeiro Troço desta Ciclovia, entre a rotunda de Entre Quintas e a Ponte Móvel. Em 2009 foi a vez do Troço entre a Gare Marítima e a Praia de Leça e, no início de 2010, a Ciclovia foi unida entre estes dois Troços. Já em 2011 foi adicionado o Troço da Quinta de Santiago.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Matosinhos
Ampliação da Ciclovia: No futuro, pretende-se que esta se ligue á Ciclovia do Calçadão da Praia de Matosinhos.
 
Utilização
Bicicleta
 
Fotogaleria
Fotogaleria
 
Google Maps
 
 
Google Eart   #
 
 
GPS   #
GPS
 
Publicidade
 
Página actualizada pela última vez em: 24.Agosto.2011 às 20h38
« Voltar 2008 © ciclovia.pt - Termos de Utilização