1,860 km
Ciclovia: Ecocaminho.
Início/Fim: Via Periférica, lugar do Souto.

GPS: 41°13'39.23"N ; 8°37'57.27"W

Fim/Início: Vias Paralelas, lugar de Brandinhães.

GPS: 41°14'26.45"N ; 8°37'39.17"W

Extensão: 1.860 metros.
Caracterização do Percurso: O Ecocaminho corresponde a um troço da antiga linha ferroviária de Guimarães integrado num percurso mais abrangente, este de aproximadamente 3,3 km, desde a Quinta dos Cónegos, na freguesia da Cidade da Maia, ao antigo Apeadeiro de Mandim, na extinta freguesia de Barca, atual freguesia do Castêlo da Maia.

Pretende-se uma adequabilidade do Percurso às ligações diretas a interfaces de transportes promovendo a intermodalidade, dado o facto da bicicleta poder ser transportada em transporte publico - o metro.

Fonte: C. M. da Maia
Pontos de Interesse: É ainda promovida a interação social com a criação de uma área de estadia e de um espaço de recreio dirigido aos mais pequenos, materializado com um parque infantil, munido de infraestruturas de apoio, nomeadamente de um ponto de água potável, junto da antiga estação ferroviária da Maia.
Envolvência: Ao longo deste percurso são oferecidas distintas paisagens, onde prevalecem área arborizada, confrontações com logradouro de hortas, a antiga estação ferroviária da Maia e áreas agricultadas.
Utilização: A reconversão deste canal em circuito pedonal/ciclável visa equacionar uma rede de circulação partilhada, de modo suave, tendo como universo de utilizadores o caminhante, o ciclista frequente ao pouco experiente, adultos e crianças.

Neste canal é proibido o acesso a veículos motorizados na garantia de assegurar condições de circulação e segurança, privilegiando este canal nos cruzamentos com a rede viária, onde são minimizadas as situações de conflito, dando prioridade aos utilizadores do Ecocaminho, prevalecendo a perceção de segurança e a sensação de conforto.

Piso e sinalização: Este caminho corresponde a um percurso pavimentado em betuminoso de 3 metros de largura, com iluminação pública e mobiliário urbano.

A informação disponibilizada aos utilizadores do Ecocaminho surge sob forma de sinalética horizontal - em metragem realizada, e bem ainda em sinalética vertical - em painéis informativos que se distribuem ao longo deste percurso.

Declive: A Ciclovia estende-se em troço correspondente ao antigo canal ferroviário, em terreno cuja inclinação varia entre 0 e 3%.

Grau de Dificuldade: Dificuldade baixa.

Entidade responsável: Câmara Municipal da Maia
Inauguração: Inaugurado em 13 de Julho de 2015.
Ampliação da Ciclovia: Prevê-se a execução do troço II do Ecocaminho, a médio prazo, desde o lugar de Brandinhães ao lugar de Mandim, na extensão de 1,5 km.
 
 
Utilização/Use
Caminhada/Pedestrian Bicicleta/Bicycle
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotografias cedidas por ©C. M. da Maia
 
Google Maps
Página actualizada pela última vez em:   30.Novembro.2015
VOLTAR Esta página já foi visitada vezes, desde 30.Novembro.2015
2008- | ©ciclovia.pt #