2,586 km
Ciclovia: Ciclovia do Polis de Gondomar.
Início/Fim: A Ciclovia começa na margem direita do Rio Douro, a jusante, junto ao Palácio do Freixo, no limite ribeirinho entre os Concelhos do Porto (Freixo) e de Gondomar (Ribeira de Abade).

GPS: 41° 8'26.68" N,  8° 34' 23.53" W

Fim/Início: Termina também na margem direita do Rio Douro, a montante, no Núcleo Histórico de Gramido, Freguesia de Valbom, uma centena de metros depois da Casa Branca de Gramido.

GPS: 41° 7' 30.98" N,  8° 33' 23.23" W

Extensão: 2.586 metros.
Caracterização do Percurso: O Programa Polis levou a cabo mais uma revolução paisagística e deu cara nova, desta vez, à zona Poente da marginal ribeirinha de Gondomar.

A Ciclovia estende-se no espaço que separa a Estrada Marginal (EN108) da margem direita do Rio Douro, desde o limite do Concelho do Porto, no Freixo, até ao Núcleo Histórico de Gramido, passando pelo Núcleo Piscatório da Ribeira de Abade.

Ao longo do Percurso existem vários acessos à Ciclovia, a partir da Estrada Marginal, com parques de estacionamento para automóveis e bicicletas.

Pontos de Interesse: Logo no início vai encontrar o Núcleo Piscatório da Ribeira de Abade, que disponibiliza diversas valências, nomeadamente, Parque de Merendas, Parque Infantil, Ringue Desportivo, Praia e Cais Fluvial, etc. Continuando pela Ciclovia vai poder apreciar os seus Miradouros e Jardins, entre outros, o Miradouro da Lavandeira e o Jardim das Aromáticas.

Chegando ao fim, no Núcleo Histórico de Gramido, encontra o Centro de Desportos Náuticos, sede do Clube Naval Infante D. Henrique, o Anfiteatro do Douro, a Casa Branca de Gramido, e acessos ao Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende e, ao Centro de Educação Ambiental de Gondomar - Quinta do Passal.

Pelo caminho tem várias áreas de descanso e contemplação, bem como diversos equipamentos de apoio e informação, mobiliário urbano, iluminação pública e esplanadas.

Envolvência: A Ciclovia desenvolve-se na margem direita do Rio Douro, pelo que o usufruto da extraordinária paisagem proporcionada pelo rio é a característica marcante deste Percurso.
Utilização: Apesar de ser uma Ciclovia inserida num passeio ribeirinho, desenvolve-se em canal próprio, pois o Percurso está delimitado da circulação dos peões através da cor do pavimento.
Piso e sinalização: O canal da Ciclovia, de duplo sentido, é paralelo ao dos peões, localizando-se no lado mais afastado da margem. As duas vias encontram-se diferenciadas pelo pavimento com cores distintas, sendo que a Ciclovia apresenta a cor mais escura. O passeio pedonal e a Ciclovia ocupam uma largura média de 5 metros em quase toda a sua extensão.

O pavimento é variado, sendo quase sempre usado o betuminoso rolante.

Espaçadamente podemos encontrar marcos quilométricos e sinalética específica, identificando e sinalizando os dois corredores, bem como sinalização vertical de Ciclovia, nos vários pontos de acesso.

Declive: Os poucos declives desta Ciclovia são bastante suaves, pois o Percurso desenvolve-se na margem do rio. Sem qualquer dificuldade.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Gondomar
Inauguração: O Percurso do Núcleo Histórico de Gramido foi inaugurado, oficialmente, em 5 de Outubro de 2009. Seguiu-se, em 2010, o Percurso desde o início, Ribeira de Abade, até à Lavandeira. Em 2011 entrou em funcionamento o restante Percurso, de ligação, entre a Lavandeira e o Gramido.
Notas: Em 23 de Julho de 2020, o Município abriu um novo corredor de acesso à Ciclovia, desde o Palácio do Freixo, no Porto, até à Ribeira de Abade.
Ampliação da Ciclovia: É intenção da Autarquia de Gondomar, prolongar esta Ciclovia até à Barragem de Crestuma/Lever. No entanto, para já, vai avançar com o concurso público, ainda em 2020, para a ampliação do Passeio Marginal em mais 3 quilómetros, desde a Casa Branca de Gramido até à Praia de Marecos, em Jovim.
 
Utilização/Use
 
Fotogaleria/Slideshow
Clique no link acima
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
GPS #
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 09.Agosto.2020
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #