10,03 km
Ciclovia: Percurso de Vila Nova de Famalicão.

Ecopista do Ramal de Famalicão.

Início/Fim: Na Rua Daniel Rodrigues, em Famalicão.
Fim/Início: Em Gondifelos, junto à Rua 1º de Maio.
Extensão: 10.030 metros.
Caracterização do Percurso: O Percurso de Famalicão desenvolve-se ao longo de zonas rurais e florestais. Por entre aldeias típicas e quintas vinícolas, o percurso oferece um excelente meio para se desfrutar da natureza característica da Região do Verde Minho e para a prática desportiva e de lazer, num ambiente de grande beleza e tranquilidade.

São três Etapas que constituem este Percurso, a primeira - A - desde o início, na Rua Daniel Rodrigues, até ao Apeadeiro de Barradas, junto à EN204. A Etapa B, desde Barradas até ao cruzamento com a EN206, em Cavalões. E, a última Etapa - C - desde Cavalões até ao fim, junto à Rua 1º de Maio, em Gondifelos.

Pontos de Interesse: A própria cidade de Vila Nova de Famalicão é um ponto de interesse e de referência, por excelência.

Entre outros, visite a Casa-Museu Camilo Castelo Branco, o Museu Bernardino Machado, o Museu da Indústria Têxtil e o Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado.

Envolvência: O contacto próximo e directo com a Natureza caracteriza este Percurso da Ecopista, que atravessa rios e aldeias por entre pinheirais e campos agrícolas.
Utilização: É permitida a circulação a pé e em Bicicleta.
Piso e sinalização: O piso da Ecopista é em terra batida, consolidada no antigo canal ferroviário. Em todos os cruzamentos de nível podemos encontrar sinalização vertical comum e, nos cruzamentos com vias rodoviárias existe, também, sinalização horizontal com a tradicional bicicleta pintada a branco no asfalto. Ao longo de todo o trajecto estão disponíveis sinais específicos e placards de informação e localização.
Declive: Como se trata de uma antiga linha ferroviária o trajecto é quase sempre plano, sem declives acentuados, e com curvas suaves. Em direcção a Gondifelos é, praticamente, sempre a descer.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Inauguração: Com parte da Ecopista em funcionamento desde 2005, a abertura da circulação na totalidade do Percurso, aconteceu no Verão de 2007.
Notas: Com a construção, já iniciada, do lado da Póvoa de Varzim, prevê-se para breve a ligação dos dois Percuros.
 
Utilização
Bicicleta Caminhada Cavalo?
 
Site
Página oficial do Percurso de Famalicão
 
Fotogaleria
Fotogaleria
 
Google Maps
 
 
Google Eart#
 
 
GPS#
GPS
 
Mapa#
Clique para ampliar
 
Declive
Clique para ampliar
Página actualizada pela última vez em: 06.Março.2012 às 20h16
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt