LINHA DE GUIMARÃES Greenway
Pista de Cicloturismo Guimarães-Fafe (LINHA DE GUIMARÃES Greenway)
GUIMARÃES FAFE

A Linha de Guimarães, originalmente denominada Caminho de Ferro de Guimarãis, ligava a cidade do Porto, Estação da Trindade, a Fafe, passando por Senhora da Hora, Trofa, Lousado e Guimarães. O comboio chegou primeiro a Guimarães em 14 de Abril de 1884 e, só depois a Fafe, em 21 de Julho de 1907.

Em 31 de Maio de 1986, o serviço ferroviário que unia as cidades de Guimarães e Fafe foi desactivado. Depois de alguns anos fora de serviço, as Autarquias meteram mãos à obra e requalificaram o antigo canal ferroviário, transformando-o em Ecopista.

Assim, no ano de 1996, a Câmara Municipal de Fafe abriu ao público a Pista de Cicloturismo de Fafe, com uma extensão de cerca de seis quilómetros, desde o Lugar de Foz até à freguesia de Fareja, estendendo-se por zonas predominantemente rurais. Em 1999 foi a vez da Câmara Municipal de Guimarães completar o trajecto concelhio e inaugurar a Pista de Cicloturismo, fazendo a ligação entre a freguesia de Fareja e o Lugar da Devesa, na freguesia de Mesão Frio, com um Percurso de cariz mais suburbano.

A Pista de Cicloturismo Guimarães-Fafe, começa no Lugar da Devesa, Freguesia de Mesão Frio, no Concelho de Guimarães, a cerca de três quilómetros do centro da cidade, e prolonga-se até ao Lugar de Foz, a cerca de um quilómetro do centro da cidade de Fafe.

Ao longo de toda a sua extensão a Pista é intersectada diversas vezes por cruzamentos com estradas principais e secundárias, proporcionando aos utilizadores múltiplos acessos de entrada e saída.


Fonte: Câmara Municipal de Fafe
Fonte: Câmara Municipal de Guimarães
Fonte: Wikipédia
15 de Março de 2020
LINHA DE GUIMARÃES
PK (km) : ESTAÇÃO/Apeadeiro
59,500 : GUIMARÃES
64,000 : Aldão-S. Torcato
66,200 : Penha
67,210 : [Túnel de Paçô Vieira]
67,910 : PAÇÔ VIEIRA
73,300 : Fareja
76,300 : Cepães
80,585 : FAFE
 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #