8,380km
Ciclovia:Percurso de Fafe.

Pista de Cicloturismo Guimarães-Fafe.

Início/Fim:Começa na Travessa da Feira Velha, no centro da cidade de Fafe, no entroncamento com a Rua Trindade Coelho, entre o Parque da Cidade e a Praça Mártires do Fascismo.

GPS: 41°27'8.35" N,  8°10'19.89" W

Fim/Início:Termina nos limites dos concelhos de Fafe e Guimarães, entre o Lugar de Reriz - Freguesia de Fareja, Fafe e, o Lugar de Outeiro - Freguesia de Infantas, Guimarães.

GPS: 41°25'10.17" N,  8°13'44.35" W

Extensão:8.380 metros.
Caracterização do Percurso:O Percurso de Fafe, com um traçado mais rural, começa no centro da cidade, percorre algumas artérias urbanas até à Rua dos Aliados, onde entra no canal dedicado, antigo ramal ferroviário.

Quanto mais se afasta do centro mais se embrenha na zona rural e de serrania até encontrar o Percurso de Guimarães.

Ao longo da Ecopista vai encontrar pontos de relaxamento e contemplação. com mobiliário que permite diversas utilizações. Também, pode usufruir dos diversos bebedouros, colocados em pontos chave, devidamente sinalizados.

Pontos de Interesse:A cidade de Fafe tem um vasto património cultural, religioso e arquitectónico que merece ser visitado. Aprecie também a gastronomia típica da região.

A pouco mais de 4 quilómetros do início do Percurso, encontra o edifício do antigo Apeadeiro da CP de Cepães, que foi recuperado e agora convertido em Café. Logo mais à frente, a Ecopista atravessa o Rio Vizela, mesmo ao lado do Complexo Desportivo de Rilhadas.

Antiga Estação CP de Fafe.
km 0,000:Início: Travessa da Feira Velha, Fafe.
km 1,245:Cuidado! Cruzamento com a Rua dos Aliados.
km 1,580:Passagem inferior sob a Via Circular.
km 2,310:Cuidado! Cruzamento com a Rua da Fafôa.
km 2,700:Passagem superior sobre a Rua da Família.
km 4,145:Apeadeiro CP de Cepães.
km 5,285:Moinhos de Água - Rio Vizela.
km 5,705:Ponte sobre o Rio Vizela.
km 5,775:Complexo Desportivo de Rilhadas.
km 7,175:Apeadeiro CP de Fareja.
km 8,380:Fim: Fareja (Fafe) - Infantas (Guimarães).
Envolvência:O Percurso de Fafe, da Ecopista, ao contrário do Percurso de Guimarães, caracteriza-se por ser mais de cariz rural e não tanto de meio urbano. Com o aproximar do fim do trajecto aumenta a envolvência de serrania.
Utilização:É permitido circular a pé e de bicicleta. O trânsito motorizado e a circulação de animais estão proibidos em toda a Pista de Cicloturismo.
Piso e sinalização:O piso é em asfalto e tem pintado no centro um traço contínuo branco que separa o tráfego nos dois sentidos, com largueza suficiente. Também possui sinalização rodoviária vertical e horizontal, que inclui marcos quilométricos.

Este equipamento assenta no princípio de que a circulação na Ecopista é prioritária em relação a todas as vias que cruzam com ela, seguindo uma norma que o Município de Fafe definiu e implementou, o que não se verifica na generalidade das outras Ecopistas e Ecovias.

Declive:Como se trata de uma antiga linha ferroviária, não apresenta declives acentuados. É praticamente sempre a descer em direcção ao Percurso de Guimarães, no Lugar de Reriz.

Grau de Dificuldade:
Dificuldade Fácil, considerando o pouco declive e a curta distância.

Entidade responsável:Câmara Municipal de Fafe
Apoios:BTT Guifões
Inauguração:O Percurso mais antigo da Ecopista, o Percurso de Fafe, foi inaugurado oficialmente no dia 24 de Outubro de 1996.
Ampliação da Ciclovia:A Câmara Municipal de Fafe tem em andamento um projecto que visa realizar melhoramentos em todo o Percurso, com particular incidência na introdução de iluminação pública e criação de algumas zonas de descanso com papeleiras e bebedouros.
Notas:No final, no Lugar de Reriz, une-se ao Percurso de Guimarães proporcionando uma Pista de Cicloturismo contínua com uma extensão total superior a 15 quilómetros.
 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/PedestrianBicicleta/BicycleInterdito a Automóveis/Car interdictionInterdito a Motos/Prohibited to Motorcycles
 
Fotogaleria/Slideshow
Clique no link acima
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
Site
Página Oficial da Pista de Cicloturismo de Fafe
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em:13.Abril.2020
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #