6,980 km
Ciclovia: Percurso de Guimarães.

Pista de Cicloturismo Guimarães-Fafe.

Início/Fim: Começa entre a Rua Padre João Oliveira e a EN101, no Lugar da Devesa, Freguesia de Mesão Frio.

GPS: 41°27'21.48 "N  #   8°16'1.99" W

Fim/Início: Termina nos limites dos concelhos de Guimarães e Fafe, entre o Lugar de Outeiro - Freguesia de Infantas, Guimarães, e o Lugar de Reriz - Freguesia de Fareja, Fafe.

GPS: 41°25'10.17" N  #   8°13'44.35" W

Extensão: 6.980 metros.
Caracterização do Percurso: Trata-se de um antigo canal ferroviário que liga as cidades de Guimarães e Fafe. Contorna algumas povoações enquanto se dirige ligeiramente para Sul.
Pontos de Interesse: A cidade de Guimarães é uma referência no Turismo do Norte de Portugal, em particular no Vale do Ave, como identitária da fundação da Nacionalidade.

O seu centro histórico com o casario secular, as ruas e os monumentos, que mantém o traçado medieval, foi considerado Património Cultural da Humanidade no ano de 2001.

Estação CP de Guimarães.
Apeadeiro CP de Aldão - S. Torcato.
km 0,000: Início: Rua Padre João Oliveira, Devesa, Mesão Frio.
km 0,039: Passagem inferior sob a EN101.
km 0,448: Cuidado! Cruzamento com a Rua da Estrada Nova (N205).
km 0,521: Passagem inferior sob a EN101.
km 0,871: Protecção aos Peregrinos.
km 1,050: Antigo Apeadeiro CP de Penha.
km 2,060: Túnel de Paçô Vieira.
km 2,087: Estação CP de Paçô Vieira.
km 6,960: Fim: Infantas (Guimarães) - Fareja (Fafe).
Envolvência: O Percurso de Guimarães, da Ecopista, ao contrário do Percurso de Fafe, caracteriza-se por ser mais de cariz urbano e não tanto de meio rural, embora, por isso, com o aproximar do fim do trajecto, se torne cada vez mais rural.
Utilização: É permitido circular a pé e de bicicleta. O trânsito motorizado e a circulação de animais estão proibidos em toda a Pista de Cicloturismo.
Piso e sinalização: O piso é asfaltado e tem pintado no centro um traço contínuo branco que separa o tráfego nos dois sentidos, com largueza suficiente. Também possui sinalização rodoviária vertical e horizontal.

Em alguns cruzamentos, os utilizadores da Ecopista têm prioridade sobre quem se apresenta, tanto pela direita como pela esquerda.

Declive: Como se trata de uma antiga linha ferroviária, não apresenta declives acentuados. Após uma ligeira subida, o trajecto do lado de Guimarães é praticamente sempre a descer até se encontrar com o Percurso de Fafe, no Lugar de Outeiro.

Grau de Dificuldade:
Dificuldade Fácil, considerando o pouco declive e a curta distância.

Entidade responsável: Câmara Municipal de Guimarães
Apoios: BTT Guifões
Inauguração: Este foi o segundo Percurso, da Pista de Cicloturismo Guimarães-Fafe, a entrar em funcionamento, tendo sido inaugurado no dia 24 de Junho de 1999.
Notas: No ponto de início, na Rua Padre João Oliveira, liga-se à nova Ciclovia Urbana de Guimarães em direcção ao centro da cidade.

No final, no Lugar de Outeiro, une-se ao Percurso de Fafe proporcionando uma Pista de Cicloturismo contínua com uma extensão total superior a 14 quilómetros.

 
Utilização/Use
Caminhada/Caminante/Pedestrian Bicicleta/Bicycle Interdito a Veículos Motorizados/Prohibited for Motorized Vehicles Interdito a Animais/No Pets
 
Fotogaleria/Slideshow
Fotogaleria/Slideshow
 
Google Maps
 
Google Earth #
 
GPS #
Fotogaleria/Slideshow
 
Gráfico de Altitude
Clique para ampliar
Publicidade/Advertising
Página actualizada pela última vez em: 21.Março.2020
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #