9,152 km
Ciclovia: Percurso de Valença.

Ecopista do Rio Minho.

Início/Fim: Casa da Linha, na Ponte Seca - Valença.

GPS: 42º 01' 43.4"N  -   8º 38' 13.1"W

Fim/Início: Entre Friestas e Lapela, na fronteira com o Concelho de Monção.

GPS: 42º 03' 01.2"N  -   8º 32' 40.4"W

Extensão: 9.152 metros.
Caracterização do Percurso: O Percurso de Valença começa na Casa da Linha, na Ponte Seca e, dirige-se em direcção a Monção, encontrando-se com o Percurso Monçanense na fronteira dos dois Concelhos, entre Friestas e Lapela.

Sempre paralelo e muito próximo do Rio Minho, caracteriza-se por ser um Percurso amplo, de dificuldade baixa e sem grandes desníveis, pois trata-se de uma antiga linha ferroviária.

Pontos de Interesse: São muitos os pontos de interesse que pode visitar, neste Percurso.

Comece pelo Museu Ferroviário e o Centro de Interpretação da Ecopista, em Valença. De seguida visite o Mosteiro Beneditino de Ganfei e aprecie a Ínsua do Conguedo e a Zona de Lazer da Pesqueira dos Frades, em Verdoejo. Aqui, o Cemitério Medieval e o Cruzeiro do Adro Velho são, também, visitas obrigatórias. Mais à frente, aproveite a Praia fluvial e atravesse a ponte metálica sobre o Rio Manco, a primeira ponte metálica ferroviária, deste modelo, a ser construída em Portugal. Antes de terminar, dê uma espreitadela no Observatório da Fauna e Flora da Ecopista do Rio Minho, em Friestas.

Envolvência: Também neste Percurso o Rio Minho é a principal referência da Ecopista.

Através das várias Pesqueiras, Ínsuas e Veigas podemos apreciar a fauna e flora, bem como as artes a que se dedicam as populações locais, nomeadamente a pesca artesanal e a produção de vinho.

Utilização: É permitida a circulação a pé, em Bicicleta e de patins.
Piso e sinalização: Toda a via é em piso betuminoso colorido, vermelho, e está apetrechada com sinalização vertical e marcas quilométricas. Também disponibiliza, ao longo de todo o percurso, informação relevante para a Ecopista. Sempre que a geografia do terreno obriga, foram colocados elementos de madeira para balizamento e acesso à Ecopista.
Declive: Trata-se de uma antiga linha ferroviária que acompanha o Rio Minho, pelo que não existem declives acentuados.
Entidade responsável: Refer
Inauguração: 14 de Novembro de 2004.
Notas: Sendo a Ecopista constituída por dois segmentos, o de Valença e o de Monção, estes transformam-se num só ao unirem-se em Friestas/Lapela.
 
Utilização
 
Site
Ecopista do Rio Minho - Site Oficial da Refer
 
Fotogaleria
Fotogaleria
 
Google Maps
 
 
Google Eart#
 
 
GPS#
GPS
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 02.Fevereiro.2016
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt