5,900 km
Ciclovia: Percurso de Monção.

Ecopista do Rio Minho.

Início/Fim: Lugar da Barca, Lodeira - Monção.

GPS: 42º 04' 31.3"N  -   8º 29' 39.6"W

Fim/Início: Entre Lapela e Friestas, na fronteira com o Concelho de Valença.

GPS: 42º 03' 01.2"N  -   8º 32' 40.4"W

Extensão: 5.900 metros.
Caracterização do Percurso: O Percurso de Monção começa junto à EN403, de acesso à ponte internacional, e prolonga-se em direcção a Valença, encontrando-se com o Percurso Valenciano na fronteira dos dois Concelhos, entre Lapela e Friestas.

Sempre paralelo e muito próximo do Rio Minho, caracteriza-se por ser um Percurso amplo, de dificuldade baixa e sem grandes desníveis, pois trata-se de uma antiga linha ferroviária.

Ao longo da Ecopista somos surpreendidos com diversas panorâmicas do rio, das embarcações tradicionais, da labuta dos pescadores, da margem galega e de algumas pesqueiras, pequenas construções antigas, de pedra, que nos remetem ao bucolismo fluvial. Em Troporiz, freguesia onde o Rio Gadanha encontra o "Pai Minho", como gentilmente os Galegos tratam o Rio Minho, encontramos um verdadeiro postal ilustrado com a magnífica beleza paisagística do rio, perpetuado nas histórias tempestuosas de dois povos que a política dividiu e a amizade uniu.

Fonte: C. M. de Monção
Pontos de Interesse: Comece por visitar o Apeadeiro de Cortes e o Centro de Interpretação da Ecopista. Depois, atravesse a ponte metálica sobre o Rio Gadanha e aprecie a paisagem proporcionada pelo Miradouro de Troporiz, sobre o Rio Minho e a Galiza. Mais à frente visite a Aldeia de Lapela e a sua Torre de Menagem - monumento nacional desde 1910, o Cruzeiro e o Parque de Merendas, na margem do rio.

As pesqueiras, as praias fluviais e ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000, e todo o património ferroviário edificado são complementos enriquecedores para quem percorre a Ecopista.

Envolvência: Acompanhando sempre o Rio Minho, a Ecopista proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, e contacto com o rio.
Utilização: É permitida a circulação a pé, em Bicicleta e de patins.
Piso e sinalização: Toda a via é em piso betuminoso colorido, creme, e está apetrechada com sinalização vertical. Também disponibiliza, ao longo de todo o percurso, informação relevante para a Ecopista. Sempre que a geografia do terreno obriga, foram colocados elementos de madeira para balizamento e acesso à Ecopista.
Declive: Trata-se de uma antiga linha ferroviária que acompanha o Rio Minho, pelo que não existem declives acentuados.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Monção
Inauguração: O primeiro Percurso, entre Cortes e Lapela, foi inaugurado em 14 de Novembro de 2004. O Percurso mais recente, entre Barca e Cortes, entrou em funcionamento no dia 12 de Março de 2012.
Notas: Sendo a Ecopista constituída por dois segmentos, o de Monção e o de Valença, estes transformam-se num só ao unirem-se em Lapela/Friestas.
Ampliação da Ciclovia: A Câmara Municipal de Monção vai prolongar a Ecopista até ao centro histórico da vila, com entrada pelas Portas de Salvaterra. O concurso desta obra encontra-se em fase de análise para posterior adjudicação.
 
Utilização
 
Site
Página Oficial do Percurso de Monção da Ecopista do Rio Minho
 
Fotogaleria
Fotogaleria
 
Google Maps
 
 
Google Eart#
 
 
GPS#
GPS
 
Mapa#
Mapa cedido pela ©C. M. de Monção
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 02.Fevereiro.2016
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt