4,553 km
Ciclovia: Percurso da Laranja.

Ecovia do Rio Lima.

Início/Fim: Entre a ponte romana, sobre o ribeiro da Lapa, e a aldeia de Ermelo.

GPS: 41º 51' 23.2"N,  8º 17' 09.2"O

Fim/Início: Em Negreirô, depois da Área de Lazer de Vilarinho de Souto.

GPS: 41º 49' 40.1"N,  8º 18' 56.4"O

Extensão: 4.553 metros.
Caracterização do Percurso: O Percurso da Laranja - assim chamado pela proximidade à Aldeia de Ermelo, região com enorme potencial e tradição na produção deste citrino - desenvolve-se ao longo da margem direita do Rio Lima, na albufeira provocada pela barragem de Touvedo.

A Ecovia, dirige-se para Poente, percorrendo parte do antigo Caminho Português de Santiago de Celanova, que levava as gentes do Alto Minho, em peregrinação, até à cidade Galega de Santiago de Compostela.

Fonte: C. M. de Arcos de Valdevez
Pontos de Interesse: Embora o Rio Lima e a beleza das suas paisagens moldem esta Ecovia é, no entanto, a pequena Aldeia de Ermelo que a caracteriza, pela sua ruralidade, pelas suas saborosas laranjas, mas também pelo Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de Ermelo, local de culto que atrai romeiros de todo o concelho e região circundante, mas também peregrinos que rumam a Santiago. A pequena ponte romana, sobre o ribeiro da Lapa, próximo do ponto de início deste Percurso, encontra-se também na rota do Caminho de Celanova.

Na Ecovia propriamente dita, tem à seu disposição, para além da magnifica paisagem proporcionada pela albufeira de Touvedo, vários pontos de descanso e contemplação e, uma área de lazer com parque de merendas, em Vilarinho de Souto.

km -0,226: Ponte Romana sobre o Ribeiro da Lapa.
km 0,000: Início.
km 0,355: Acesso à Aldeia de Ermelo.
km 1,259: Alminhas.
km 4,065: Área de Lazer de Vilarinho de Souto.
km 4,553: Fim.
Envolvência: O Rio Lima e a albufeira da barragem de Touvedo são os elementos que caracterizam este Percurso que percorre a marginal ribeirinha no sopé da serra do Outeiro Maior, no coração do Alto Minho. No entanto, são as laranjeiras do Ermelo que dão o nome a esta Ecovia. Se passar por lá entre Fevereiro e Maio, prove uma laranja, saboreia a sua fama e aprecie a paisagem.
Utilização: A Ecovia está preparada para a circulação a pé e de Bicicleta, sendo proibida a circulação de veículos motorizados.
Piso e sinalização: Na quase totalidade da sua extensão o piso é em saibro consolidado, sendo o restante em empedrado. Apresenta sinalização vertical específica, bem como painéis de Informação sobre a Ecovia. Sempre que a geografia do terreno o justifica, o Percurso é balizado com elementos de madeira.
Declive: De um modo geral o Percurso é plano, tanto mais que se desenvolve na margem de uma albufeira. De dificuldade física baixa e sem declives acentuados.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez
Notas: O Percurso da Laranja engloba o Projecto Caminhos do Lima, que prevê a construção de vários Troços da Ecovia ao longo das duas margens do Rio Lima, unindo a Vila mais antiga de Portugal às Vilas de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez - a montante, e as Lagoas de Bertiandos e a cidade de Viana do Castelo - a jusante.
 
Utilização
 
Fotogaleria
Fotogaleria
 
Google Maps
 
Google Eart#
 
GPS#
GPS
 
Declive
Declive
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 19.Setembro.2013
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #