9,613 km
Ciclovia: Percurso das Lagoas.

Ecovia do Rio Lima.

Início/Fim: Ponte Romana e Medieval de Ponte de Lima.

GPS: 41º 46' 07.7"N  :   8º 35' 04.2"W

Fim/Início: Ribeira da Silvareira, em Fontão.

GPS: 41º 44' 04.9"N  -   8º 39' 49.9"W

Extensão: 9.613 metros.
Caracterização do Percurso: O Percurso das Lagoas pretende ligar a Vila de Ponte de Lima à Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos.

Depois de atravessar a Ponte Romana passa o Clube Náutico e segue sempre junto à margem direita até à Área de Lazer Fluvial do Souto de Bertiandos. As Lagoas ficam a uns quantos metros em direcção a Norte. A Ecovia continua ainda, acompanhando a margem do rio, passando pela Área de Lazer de Fontão e prolongando-se um pouco mais até à Ribeira da Silvareira.

Pontos de Interesse: Este Percurso da Ecovia é um acesso privilegiado à Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos.

Para além disso, passa pelo monumento de homenagem a Amália Rodrigues e pelo Festival Internacional de Jardins. A seguir atravessa o Clube Náutico de Ponte de Lima e passa pelo Açude junto à Ponte Nova. Continua até ao Solar de Bertiandos e Área de Lazer do Souto de Bertiandos para, mais à frente, encontrar outra Área de Lazer, Fontão.

Envolvência: O Rio Lima que é acompanhado de princípio a fim pela Ecovia. As Lagoas de Bertiandos também caracterizam este Percurso, embora ligeiramente afastadas a sua área de influência chega até às margens do Lima.
Utilização: A Ecovia está preparada para a circulação a pé e de Bicicleta, sendo proibida a circulação de veículos motorizados.
Piso e sinalização: O piso da Ecovia até às Lagoas é composto por uma laje de cimento com cerca de um metro de largura e ladeado por grelhas no mesmo material. Na parte inicial e em Bertiandos o piso é em empedrado. Todo o restante é em saibro consolidado.

Apresenta sinalização específica vertical bem como painéis de Informação sobre a Ecovia. Sempre que a geografia do terreno o justifica, o Percurso é balizado com elementos de madeira.

Declive: Trata-se de um Percurso na margem do rio, pelo que não tem declives acentuados.
Entidade responsável: Câmara Municipal de Ponte de Lima
Inauguração: 5 de Junho de 2004.
Notas: O Percurso das Lagoas engloba o Projecto Caminhos do Lima, que prevê a construção de vários Troços da Ecovia ao longo das duas margens do Rio Lima, unindo a Vila mais antiga de Portugal às Vilas de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez - a montante, e as Lagoas de Bertiandos e a cidade de Viana do Castelo - a jusante.
Ampliação da Ciclovia: Com a recente construção da ponte sobre a Ribeira da Silvareira, já nada impede a ampliação deste Percurso. Espera-se para breve o seu prolongamento até Viana do Castelo, nesta margem.
 
Utilização
 
Fotogaleria
Fotogaleria
 
Google Maps
 
 
Google Eart#
 
 
GPS#
GPS
 
Aluguer de Bicicletas
Lagoa: Bicicletas Urbanas de Aluguer
Linha de Apoio: 963 520 002
 
Publicidade
Página actualizada pela última vez em: 16.Setembro.2013
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt