RIO LIMA Ecotrail
Ecovia do Rio Lima (RIO LIMA Ecotrail)
 
Percurso das Veigas Percurso dos Açudes Percurso das Lagoas
 
Percurso de Refóios do Lima Percurso da Laranja

ARCOS DE VALDEVEZ

(Brevemente)

Google Maps

Os Municípios do Vale do Lima (Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez) juntamente com a Comunidade Urbana Vale-e-Mar - Valimar ComUrb, criaram os Projectos "Caminhos do Lima" e "Guarda-Rios". Estes projectos visam uma intervenção na área ambiental com diversas iniciativas, nomeadamente, na preservação dos habitats, na sensibilização das populações para a preservação da natureza e o no fomento do ecoturismo.

De entre as diversas intervenções, destaca-se a criação de trilhos à beira-rio, ao longo das duas margens, em particular com a construção da Ecovia do Rio Lima, bem como de outras Ciclovias de interligação dos vários segmentos desta infra-estrutura ciclopedonal.

A Ecovia do Rio Lima é, assim, constituída por 5 Percursos, que se estendem pelas margens que banham estes Municípios. O Percurso das Veigas, entre Deão, em Viana do Castelo, e Ponte de Lima; e o Percurso dos Açudes, entre Ponte de Lima e Ponte da Barca, ambos na margem esquerda. O Percurso das Lagoas, entre Ponte de Lima e a Ribeira da Silvareira, em Fontão; e o Percurso de Refóios, entre Ponte de Lima e o cais da Garrida, em Refóios do Lima, estes na margem direita. Por fim, o Percurso da Laranja, entre a aldeia de Ermelo e Vilarinho de Souto, nos Arcos de Valdevez, também na margem direita do Lima e da albufeira de Touvedo.

Com a constante manutenção e ampliação da Ecovia, os Municípios envolvidos pretendem fazer chegar os 4 primeiros Percursos aos centros urbanos de Viana do Castelo, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, por forma a constituírem-se num circuito ininterrupto (circular), ao longo das duas margens do Lima, tanto a Poente como a Nascente da vila de Ponte de Lima. O prolongamento do Percurso das Lagoas em direcção a Viana do Castelo já começou, em 2012, com a construção da ponte sobre a Ribeira da Silvareira e, a ampliação do Percurso dos Açudes entre a ETAR de Ponte da Barca e o Rio Vade, ficou pronta no segundo trimestre de 2014. Entretanto, o Município de Arcos de Valdevez já iniciou a construção do Percurso Arcuense, entre o Castelo de Sistelo e o limite concelhio dos Arcos, em Jolda S. Paio.

Fonte: Municípios e Valimar ComUrb
 
VOLTAR
2008- | ©ciclovia.pt #